Câmara Municipal é destaque em evento de empreendedorismo 

0
164

Presidente Aluisio Boi (MDB) representou a Casa de Leis em evento no qual se enfatizou importância da aprovação de leis que incentivam desenvolvimento econômico 

“A nossa cidade está precisando muito de programas de estímulo como este, depois de um período difícil de perdas na pandemia. A Câmara Municipal estará sempre aberta para projetos inovadores que tragam benefícios para a economia da cidade e o bem-estar dos cidadãos.” A declaração foi feita pelo presidente da Casa de Leis, vereador Aluisio Boi (MDB), durante cerimônia de lançamento do Programa Municipal de Estímulo às Startups e ao Empreendedorismo Inovador, realizada no anfiteatro do Sest/Senat, na sexta-feira (5).

Na ocasião, foram entregues os termos de subvenção econômica às empresas que tiveram seus projetos selecionados pelo Comitê de Estímulo às Startups e ao Empreendedorismo Inovador, formado por representantes de várias secretarias municipais, que também acompanhará o seu desenvolvimento. “É graças ao empenho de todos esses servidores e secretarias que estamos aqui hoje”, enfatizou o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto (Progressistas), durante o evento.

A manutenção do programa será feita por meio do Fundo Municipal de Estímulo às Startups e ao Empreendedorismo Inovador (Fumesei). Em abril deste ano, a Câmara Municipal aprovou um crédito de R$ 100 mil para a subvenção do projeto.

O papel do Legislativo foi destacado também pelo prefeito Edinho Silva (PT). “A realização do programa só foi possível porque o projeto foi aprovado pela Câmara Municipal em 2021. Era um momento difícil, de pandemia, e os vereadores entenderam sua importância”, declarou, e acrescentou: “As startups já estão mostrando a força que têm para mudar a cara da economia mundial”.

Participaram do evento a vereadora Fabi Virgílio (PT), o vereador Paulo Landim (PT), a diretora operacional do Sest/Senat, Sandra Cervi Ropelato, secretários municipais e representantes de universidades e instituições da cidade.

Inovação 

O Programa Municipal de Estímulo às Startups e ao Empreendedorismo Inovador foi instituído pela Lei nº 10.313/2021, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento econômico e social, valorizando a inovação, a diversidade, a geração de conhecimento e a sustentabilidade no município.

As empresas selecionadas recebem bolsas e auxílios concedidos por meio de processos seletivos e editais publicados pela Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo. Em 2022, as dez startups selecionadas são:

Presense Pesquisa e Desenvolvimento – Projeto selecionado: produção de dispositivos sensores de gases de precisão a partir de materiais inovadores de óxidos metálicos semicondutores.

Helianthus Pesquisa e Desenvolvimento de Equipamentos de Esterilização – Projeto selecionado: dispositivo capaz de eliminar biofilmes fúngicos e bacterianos dos ductos de água de circuitos de hemodiálise.

– 3D Pharma – Projeto selecionado: desenvolvimento de um biochip medicamentoso, biodegradável, para administração subcutânea em pets.

– NPSmart – Projeto selecionado: desenvolvimento de um sanitizante nanoestruturado biodegradável e seguro à base de produtos naturais, para diminuição ou completa eliminação da bactéria causadora do cancro cítrico.

HB Biotec – Projeto selecionado: desenvolvimento em escala industrial da membrana de celulose bacteriana, um insumo de alto valor agregado, visando atender diferentes mercados, a saber:  veterinário, cosmético, farmacêutico, médico e alimentício.

L&L Biotech Consult – Projeto selecionado: desenvolvimento de um dispositivo adesivo biopolimérico tetracamada para estabilização e liberação controlada de fármacos antibacterianos para tratamento tópico de infecções de pele e tecidos moles e prevenção de infecções de feridas cirúrgicas.

Natcrom – Projeto selecionado: obtenção de ativos botânicos a partir de resíduos da agroindústria para uso como aditivos e conservantes naturais em alimentos e nutracêuticos.

Bioclívea Cosméticos e Biotecnologia – Projeto selecionado: desenvolvimento de máscaras faciais de celulose bacteriana para tratamento de melasma (manchas escuras na pele que afetam de 15 a 35% da população feminina brasileira).

– Techmip Análises e Soluções Inteligentes – Projeto selecionado: desenvolvimento do dispositivo poct, para detecção do quadro evolutivo da infecção por Sars-cov-2.

Bistrô Animal Alimentação Natural – Projeto selecionado: desenvolvimento de um alimento completo congelado para cães em tratamento de obesidade ou sobrepeso, que corresponde a cerca de 25 milhões de cães no Brasil.

(Comunicação Social – Câmara Municipal de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.