Araraquara não repetiu, durante o mês de agosto, o bom desempenho na criação de empregos formais de julho. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE) foram criadas apenas sete novas vagas na cidade no mês passado. Já na comparação com agosto de 2003, quando foram fechados 54 postos de trabalho, o resultado é positivo. Em julho, a cidade havia criado 900 novas vagas. Os números correspondem ao comparativo entre funcionários admitidos e demitidos no período.
As três maiores cidades da região também apresentaram, no mês passado, resultado tímido na comparação com agosto de 2003. Araraquara, São Carlos e Matão abriram 1.748 novas vagas contra 1.628 no ano passado, crescimento de 7,4%. Em julho, o crescimento foi de 123% na comparação com o mesmo mês do ano passado, com a abertura de 5.530 empregos.
Mas, durante os oito primeiros meses do ano, os resultados são mais animadores. Na região foram criados 11.148 empregos contra 5.689 em 2003, crescimento de 96%. Araraquara foi responsável por 4.820 novas vagas, com crescimento de 11,30% em 2004. Mas, por conta dos maus resultados do ano passado, o crescimento na oferta de empregos cresceu apenas 3,11% nos últimos 12 meses.
Os setores da agropecuária (menos 6,02%), da construção civil (menos 1,49%) e da administração pública (menos 0,62%) foram os responsáveis pela queda nos índices de empregos formais na cidade.