Boletim do Coronavírus – de 27 de agosto de 2021

0
314

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público nesta sexta-feira (27), para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.
Após vários sequenciamentos semanais realizados com materiais coletados de pacientes de Araraquara, foi confirmada ontem, conforme divulgado pelo Comitê, a presença da variante indiana do coronavírus conhecida como Delta. A confirmação é do laboratório de Análises Clínicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp Araraquara.
O monitoramento tem sido recorrente a fim de detectar qual a variante do vírus que circula predominantemente no município. Em nenhum desses envios semanais de materiais coletados a variante havia sido confirmada. Porém, nesta semana, foram enviadas à Unesp 45 amostras e, dessas, 7 vieram positivadas para a Delta, representando 15% do total.
O Comitê destaca que nenhum desses pacientes positivados identificados com a nova variante está internado ou apresentando sintomas graves da doença. Todos estão sendo monitorados pelas equipes de bloqueio da Secretaria Municipal de Saúde e estão clinicamente bem. Uma delas, inclusive, já saiu do período de transmissibilidade.
Os pacientes de Araraquara demonstraram sintomas já tradicionais, como fadiga, dor no corpo, tosse e febre.
Vale reforçar ainda que os comunicantes desses positivados estão sendo monitorados para evitar descumprimento da quarentena e também verificar aparecimento de sinais e sintomas.
As idades dos pacientes são: 48 anos, 38 anos, 37 anos, 1 ano e 10 meses, 30 anos, 32 anos e 1 ano e 1 mês. Com exceção dos bebês, todos os demais já tomaram ao menos uma dose da vacina contra o coronavírus.
O Comitê alerta para maior contágio da cepa originária da Índia. De acordo com estudos realizados e divulgados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) a variante Delta tem transmissibilidade 97% maior do que a cepa original do coronavírus, que teve origem na China, embora não se tenha confirmações sobre a maior agressividade da cepa.
As medidas sanitárias devem ser reforçadas. O uso de máscaras em locais internos ou externos é fundamental, bem como a higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool em gel. Além disso, a população deve evitar todo o tipo de aglomeração desnecessária.
Apresentando qualquer sintoma, a população pode se dirigir ao Polo de Atendimento da UPA da Vila Xavier para realização de exames e atendimento médico 24 horas por dia, de segunda a segunda. Ou procurar, a unidade de Saúde do Jardim Selmi Dei, das 17 às 20 horas, de segunda a sexta-feira.
Os assintomáticos (que não precisam de atendimento médico) podem fazer exame para coronavírus no Terminal Central de Integração (TCI), de segunda a sexta, das 13 às 18 horas, ou na Praça Santa Cruz, de segunda a sexta, com 75 senhas distribuídas às 7h e outras 75 senhas distribuídas às 9 horas.
O Comitê esclarece ainda que a chegada da variante delta em Araraquara era só uma questão de tempo, em virtude da confirmação da sua circulação em várias cidades da região. Em Ribeirão Preto, por exemplo, foi classificada, inclusive, como transmissão comunitária.
Sabendo disso, a Prefeitura de Araraquara não desmobilizou seus esforços no enfrentamento ao coronavírus, continuando a investir na testagem em massa da população e de setores econômicos e sociais, bem como manutenção das equipes de bloqueio, monitoramento e de atendimento emergencial, em especial na UPA VX e no Hospital da Solidariedade (Hospital de Campanha), que se mantém com todos os leitos ativos para recebimento de pacientes de Araraquara e também da região.
E a vacinação contra a Covid-19 em Araraquara continua para adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, além de deficientes, lactantes, gestantes e puérperas desta faixa etária. Assim que remessas de doses forem entregues, novos grupos serão atendidos.
As informações detalhadas sobre as faixas etárias que estão sendo vacinadas, os polos, horários e documentos que devem ser apresentados estão no site da Prefeitura e no material divulgado nas redes sociais.
Araraquara já aplicou, até o momento, 263.654 doses, sendo 176.110 da primeira dose, 81.538 da segunda dose e 6.006 de dose única.

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Araraquara registrou nesta sexta-feira mais 42 casos positivos de coronavírus, o equivalente a 5,29% de 793 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 12,18%, sendo 29 positivados de 238 amostras.
Em relação às testagens ampliada de assintomáticos realizadas nos setores econômicos e sociais, na praça Santa Cruz e no Terminal Central de Integração, foram aplicados um total de 555 testes no dia 26 de agosto, com 13 positivados.
Portanto, agora Araraquara tem 29.416 casos confirmados de Covid-19.
Do total de confirmados, 179 permanecem em quarentena e 28.663 já saíram. Aguardam resultado de exames 204 amostras.
Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo Resultados de Exames (COVID-19), preencher com o número do CPF ou do cartão SUS e aceitar o termo de confidencialidade das informações. O site também fornece as orientações de como agir de acordo com o resultado do exame.
Hoje, 36 pacientes estão internados. Destes, 14 estão em enfermaria, sendo 13 confirmados e 1 suspeito, e 22 estão em UTI; 21 confirmados e 1 suspeito.
Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 18% de leitos de enfermaria e 27% de UTI.
Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 7 pacientes internados com Covid-19, o Hospital São Paulo tem 1 paciente, o Hospital São Francisco não tem nenhum paciente, o Hospital de Campanha tem 14 pacientes e o HEAB (Hospital Estadual de Américo Brasiliense) tem 14 pacientes.
Do total de 36 internados, 20 são moradores de Araraquara e 16 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade, sendo que 3 estão em enfermaria e 13 estão em UTI.
Os 16 pacientes de outros municípios residem em Américo Brasiliense (2), Boa Esperança do Sul (3), Guarapiranga (1), Ibitinga (1), Rincão (2), Santa Lúcia (1), São Carlos (3), Tabatinga (2) e Taquaritinga (1).

ÓBITOS

Araraquara registrou, até o momento, 574 óbitos decorrentes de Covid-19 e um óbito suspeito está sendo investigado.
O óbito registrado nas últimas 24 horas é de uma mulher de 86 anos, com comorbidades, que foi internada em hospital da rede privada no dia 18 de agosto.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.
Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).
As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.

(SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO – PREFEITURA DE ARARAQUARA)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.