Boletim Diário do Comitê de Contingência do Coronavírus – nº 741– de 26 de março de 2022

0
508
O Comitê de Contingência do Coronavírus de Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público neste sábado, dia 26 de março de 2022, para divulgar informações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.
A Secretaria Municipal de Saúde está reorganizando o atendimento na UPA da Vila Xavier a partir hoje, sábado.
Por conta da queda da demanda de pacientes com suspeitos de Covid-19, a unidade será mantida como referência para esses pacientes, mas voltará também a atender outras patologias, inclusive dengue.
Ou seja, mesmo com essa reorganização, é importante destacar que a UPA da Vila Xavier vai continuar sendo referência no atendimento de Covid-19.
As pessoas com sintomas de Covid devem continuar procurando esta unidade. Da mesma forma que as crianças com até 12 anos de idade com suspeita de Covid-19 continuarão sendo atendidas na UPA Central.
A Upa da Vila Xavier e a UPA Central atendem 24 horas por dia. É obrigatória a apresentação de documentos pessoais e comprovante de endereço.
E a vacinação contra a Covid-19 continua avançando. Hoje, sábado, tem plantão de vacinação para atender o público adulto no drive-thru do Cear, até as 16 horas.
Na segunda-feira, a vacinação será retomada nos polos e horários habituais.
Até o momento, já foram aplicadas no município 558.582 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 218.784 da primeira dose, 209.959 da segunda dose e dose única e 129.839 de terceira dose adicional.
As informações completas sobre o calendário vacinal e documentos que devem ser apresentados, assim como todas as deliberações sobre as medidas de contenção da Covid-19 no município, são atualizados no site e nas redes sociais da Prefeitura.
Situação epidemiológica
Araraquara registrou neste sábado mais 38 casos positivos de Coronavírus, o equivalente 5,55% de 684 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e assintomáticos. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 9,47%.
A Rede SUS realizou nesta data um total de 309 testes em sintomáticos, dos quais 18 foram positivados, e 304 testes em assintomáticos, com 2 positivados.
Portanto, Araraquara soma 63.500 casos confirmados de Covid-19.
Do total de confirmados, 166 permanecem em quarentena e 62.654 já saíram. Aguardam resultado de exames 33 amostras.
Para consultar o resultado de exames no site da Prefeitura, basta acessar o campo Resultados de Exames (COVID-19) e preencher os dados solicitados. O site também fornece as orientações de como agir, de acordo com o resultado do exame.
Hoje, 8 pacientes estão internados: 7 confirmados estão em enfermaria e 1 confirmado está na UTI.
Destes 8 internados, 4 são moradores de Araraquara e 4 residem em outros municípios, sendo 1 morador de Américo Brasiliense, 1 de Ibaté, 1 de Porto Ferreira e 1 de São Carlos.
Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 21% de leitos de enfermaria e 5% de UTI.
Hoje, o Hospital São Paulo tem 2 pacientes, a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 1 paciente e o Heab tem 5 pacientes.
O município registrou, até o momento, 680 óbitos decorrentes de Covid-19. Não houve registro de óbito nas últimas 24 horas.
Todos os positivados, assim como seus comunicantes, são monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.
Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).
As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura.

 

_____________________________________________________________________
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

CONTATO
Telefone: (16) 3301-5000 – ramais: 5237/5124/5284/5063
Rua São Bento, 840 – 4º andar – Centro
Araraquara – SP – Cep: 14.801-300

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.