Mais de mil professores de escolas públicas municipais da região lotaram o Espaço Cultural “Paratodos” para ouvir a palestra do Prof. Dr. Victor Paro, da Faculdade de Educação da USP, sobre avaliação escolar. A aula faz parte do projeto de formação continuada de professores do ensino fundamental financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento do Ensino (FNDE), subordinado ao Ministério da Educação.
Durante a explanação, o professor uspiano defendeu o sistema de progressão continuada, numa perspectiva de avaliação permanente do processo educacional. Sua reflexão contraria a visão tradicional de avaliação do aluno no final de cada ano, e volta-se, também, contra o atual método de avaliação vigente na rede estadual de ensino, conhecido como “promoção automática”, que não se baseia, segundo sua concepção, numa avaliação adequada dos agentes envolvidos na ação educativa. O prof. Victor Paro é autor de várias obras que retratam sua linha de pesquisa, cujo principal objeto é o ensino público: “Administração Escolar: introdução crítica”, “Por dentro da Escola Pública”, “Gestão Democrática da Escola Pública”, “Reprovação escolar: renúncia à educação”.
A Secretária Municipal de Educação, Sônia Irene Silva do Carmo, ressalta a importância do projeto de formação continuada como principal instrumento de desenvolvimento profissional dos professores, abrindo caminho para a melhoria do ensino público. “Para despertar o interesse dos educadores estamos trazendo para debater a questão educacional pesquisadores que se dedicam a pensar o destino da escola pública e que propõem alternativas para superar as dificuldades atuais”, enfatiza.