Aula de conversação encerra o curso “Espanhol introdutório para atendimento ao imigrante”

0
125
Foto: Divulgação
Capacitação voltada a servidores municipais foi oferecida pela Escola de Governo em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular

Foi concluído nesta quinta-feira (7) o curso “Espanhol introdutório para atendimento ao imigrante”, que foi oferecido pela Prefeitura de Araraquara por meio da Escola de Governo do Município, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular.

A capacitação foi finalizada com uma aula de conversação que contou com a participação dos venezuelanos Cristal Carrasquel, Jorge Anibal Salomon Salvador Benshimol Salamanca e Rebeca Nohemi Centeno Torres.

 
A coordenadora de Direitos Humanos da Prefeitura, Renata Fattah, falou sobre a importância do curso. “Devido ao grande número de atendimentos que passamos a fazer com imigrantes esse ano, se fez essencial construir uma rede de apoio para que todos os servidores pudessem oferecer um serviço mais humanizado. O Curso Introdutório de Espanhol para Servidores surgiu com o propósito de adequar os profissionais do serviço público para receber o público imigrante com mais acolhimento, de modo que a barreira linguística não se apresentasse como obstáculo de inclusão nos serviços de nossa cidade. Com a dedicação de todos que participaram, o curso cumpriu seu propósito e iniciou um movimento que tende a crescer no município baseado na empatia e na vontade de dar assistência a todos, incluindo aqueles que não falam nossa língua”, avaliou.

O curso, gratuito e com certificação, foi voltado para servidores e gestores públicos da rede de atendimento que participam do Programa de Apoio ao Imigrante e participaram atendentes dos CRAS, servidores da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular e do Centro Pop. As aulas foram realizadas de modo presencial nas quintas-feiras do mês de novembro e foram ministradas na Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, que fica na Rua Voluntários da Pátria, 2438, Centro.

O objetivo foi apresentar noções básicas de comunicação (fonética e gramatical) em espanhol para estabelecer comunicação com imigrantes cadastrados no CADÚnico e rede de atendimento. Também será abordada a importância do espanhol no mundo contemporâneo e a perspectiva do português como língua de acolhimento, além de noções gerais sobre a estrutura fonética e gramatical do espanhol, como morfologia, sintaxe e ortografia básica. A capacitação também envolverá a compreensão auditiva e textual, além de apresentar vocábulos e expressões como meio de ampliar o repertório vocabular no idioma, e a estudar os aspectos sociais e culturais dos povos hispânicos.

O curso foi ministrado por Rafaella Pucca, que possui graduação em ciências sociais pela Unesp (2003), em Letras-Espanhol pela Faculdade de Educação São Luís (2004) e em Pedagogia pela Universidade Anhanguera (2020), com especialização lato sensu em teoria e crítica Literária pela Unesp (2005) e mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2007), além de professora da Escola Estadual Bento de Abreu e gerente de Assuntos Administrativos e Educacionais da Escola de Governo. “Agradeço muito a Escola de Governo do Município de Araraquara e a Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular por esta oportunidade que tive de retomar minha relação com a língua hispânica e aprender tanto nesta troca de experiências e cultura que irá contribuir muito na aplicação do Programa de Atendimento ao Imigrante da Prefeitura de Araraquara”, comentou.

A Escola de Governo do Município de Araraquara é um núcleo municipal e responsável pela unidade de gerenciamento de formação, desenvolvimento e gestão de servidores públicos e agentes políticos da Escola Federativa EV.G (Escola Virtual.Gov/Enap).

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.