Atrações da Fepagri

Duas das mais autênticas manifestações do folclore paulista, a dança da catira ou cateretê e a Folia de Reis serão apresentadas durante a Fepagri, que se realiza de 5 a 8 de junho, das 14 às 22 horas, no Centro de Eventos de Araraquara (pavilhões da Facira), onde o Fisa (Fundo das Instituições Sociais de Araraquara) promove também o I Festival da Comida Caipira.

A catira é considerada a mais brasileira de todas as danças, pois teria sua origem nos nossos indígenas, tanto que era uma dança apenas para homens. Só mais recentemente é que as mulheres foram admitidas como dançarinas. Típica do campo, a catira apresenta dançarinos vestidos a caráter, sempre acompanhados de dois violeiros.

A Folia de Reis tem origem portuguesa, e incorporou-se ao folclore brasileiro. Homenageia os Reis Magos, e caracteriza-se por ir percorrendo as casas de uma região ou vizinhança, entrando em cada uma com a bandeira levada pelos “foliões”.

A catira será dançada na Fepagri por um grupo de catireiros de Porto Ferreira; para a Folia de Reis, virão dois grupos, um de Nova Europa e outro de Porto Ferreira. As apresentações serão no sábado, dia 7, a partir das 19 horas, no pavilhão de alimentação, onde 18 instituições do Fisa estarão promovendo o I Festival da Comida Caipira. O prato do dia 7 será o mineiro vaca atolada.

O I Festival da Comida Caipira servirá diariamente porções de contra-filé, mandioca frita, torresmo, iscas de peixe e polenta frita, refrigerantes, chope e doces caseiros na sobremesa. Os pratos serão tutu a mineira no dia 5, quinta-feira, canjiquinha com tranqueira no dia 6, sexta-feira, vaca atolada no dia 7, sábado, e carreteiro dos Pampas, com a tradicional queima do alho, no domingo (dia 8).

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Agenda Cultural

Boletim Diário número 75 – de 14 de junho de 2024

Edinho assina Ordem de Serviço para reforma e ampliação da USF do Adalberto Roxo

Edição 1605 – de 14 a 18 de junho de 2024

(Editorial) Queimadas urbanas! Reclamações todos os dias

CATEGORIAS