A bem da clareza e da transparência que sempre têm norteado minhas atitudes e posicionamentos como cidadão, encaminho em anexo, para seu conhecimento, a íntegra de minha ‘Carta de Demissão’ da diretoria do Comitê Ação da Cidadania de Araraquara, devido aos motivos ali explanados.
Entendo ser importante, mesmo a contragosto, expressar aos valorosos jornalistas araraquarenses, muitos dos quais conheço pessoalmente e admiro, minha profunda consternação pelo fato de toda a imprensa de Araraquara não haver publicado nem mesmo uma simples nota, com uma única exceção, quando de meu Requerimento Público solicitando esclarecimentos, com relação à grande diferença entre a arrecadação divulgada pelo Gabinete do Prefeito durante o Show de Bola e Solidariedade realizado nesta cidade em 26/Dez e a efetivamente realizada.
Esta postura de nossa imprensa me deixou, como cidadão e livre-pensador, bastante apreensivo, pois, segundo meu entendimento a mídia deveria não somente reservar espaço, mas até mesmo incentivar seu uso para que as opiniões divergentes sejam levadas à população. Ainda segundo meu entendimento, uma imprensa SADIA é uma imprensa LIVRE e uma imprensa LIVRE é, no mundo moderno e globalizado, um dos maiores sustentáculos da VERDADEIRA democracia (por isso chamada de o Quarto Poder), incentivando o debate de idéias e a liberdade de pensamento, que por sua vez colaboram para o desenvolvimento, entre a população, de algumas das mais nobres funções da Inteligência Humana: a Arte da Pergunta, a Arte da Dúvida e a Arte da Crítica.
Eng. Celio Franco
COMITÊ AÇÃO DA CIDADANIA
DEMISSÃO DO CARGO DE DIRETOR
Considerando que:
1. Parte da diretoria deste comitê, a começar pela própria presidência, apressou-se em sair na defesa do Gabinete do Prefeito, quando de meu questionamento público de 17/Jan;
2. Este questionamento requeria apuração imediata das enormes diferenças entre a arrecadação divulgada pelo Gabinete do Prefeito e a real, recebida pelas entidades, provenientes do Show de Bola e Solidariedade ocorrido em 26/Dez último, em defesa da verdade;
3. Para esta justificativa foi apresentada a toda a mídia uma planilha que tenta visivelmente justificar o injustificável, apelando para uma contabilidade, no mínimo, questionável;
4. Não posso compactuar, por formação e pelo trabalho realizado em prol da comunidade araraquarense, com este tipo de postura.
Diante dessas considerações, com profundo pesar, devido a haver dedicado a este comitê meu esforço voluntário durante os últimos DEZ anos, decido me demitir do cargo de DIRETOR que ocupo e, a partir desta data, não mais falar ou assumir qualquer posição pública em nome deste comitê. Todavia, na medida de minhas possibilidades e ânimo, procurarei continuar participando das reuniões mensais, enquanto forem realizadas dentro do mesmo espírito que as norteou durante todos estes anos, ou seja, em caráter apolítico, areligioso e não discriminatório.
Terminando, gostaria que um fato ficasse devidamente enfatizado na mente de todos: “As Entidades NÃO precisam da Prefeitura, NÃO devem a ela qualquer obrigação e NÃO têm a obrigação de justificar atos indevidos do poder municipal; a Prefeitura SIM, necessita do trabalho das entidades e DEVERIA prestar a elas o seu constante tributo de agradecimento”; isto porque, embora nossa qualidade de vida tenha caído a olhos vistos ao longo dos últimos dez anos, Araraquara somente NÃO vive ainda os graves problemas sociais de outros centros, exatamente pela existência das mais de OITENTA entidades assistenciais desta cidade, que operam quase que exclusivamente pelo espírito humanitário e fraterno de seus voluntários e colaboradores, com pouco ou nenhum apoio do poder público, mesmo desta administração que se intitula em “Morada da Cidadania”… e deveria se esforçar um pouco para se fazer merecedora deste ‘slogan’.
Atenciosamente,
Eng. Celio Franco / ex-Diretor
Comitê Ação da Cidadania de Araraquara
Contra a Fome, a Miséria e Pela VIDA!