Artrose: fisioterapeuta aponta os principais tratamentos

0
359

Abaixo, o fisioterapeuta e diretor do Instituto ITC Vertebral Guarulhos, Bernardo Sampaio, aborda mais sobre o assunto!

O levantamento da SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia) apontou que a artrose afeta milhões de brasileiros. Esse dado estatístico diz que 20% da população é acometida por essa enfermidade, 70% dos cidadãos acima de 70 anos lidam com evidência radiográfica da artrose.

Artrose (osteoartrite) é uma doença das articulações que está associado ao processo de envelhecimento, algumas causas como esforços físicos repetitivos e esportes como o futebol podem ter relação. O especialista detalha que a artrose é uma doença que atinge a terceira idade, público este que carrega em sua maioria a predisposição.

“Osteoartrite é processo de degeneração de cartilagem, de desgaste, acompanhada de alterações das estruturas ósseas vizinhas. As mais atingidas são as articulações das mãos, joelhos, coxa, quadril e coluna. ”, explica o fisioterapeuta.

O tratamento para artrose pode ser feito com o uso de medicamentos, fisioterapia, exercícios e nos casos mais graves quando os sintomas perduram dificultando a vida da pessoa, a cirurgia pode ser indicada, mas em último caso.

A fisioterapia é ótima saída para o alívio da dor, diminuição do inchaço, dos ruídos ao movimentar a articulação e melhora da função, sendo indicado para todas as pessoas. Quando aliada aos medicamentos são muito eficazes no alívio da dor e melhora da função.

Sampaio conclui dizendo que o fisioterapeuta é responsável por criar exercícios para fortalecer os músculos ao redor da articulação aumentando a amplitude dos movimentos e amenizando a dor ao mesmo tempo. “Procure um profissional para fazer uma avaliação e iniciar o tratamento o quanto antes”.

Para saber mais sobre tratamentos, dores, dicas, acesse o site do ITC Vertebral de Guarulhos e fique por dentro. www.itcvertebral.com.br

Bernardo Sampaio
Fisioterapeuta pela PUC-Campinas (Crefito: 125.811-F), diretor clínico do ITC Vertebral e do Instituto Trata, unidades de Guarulhos, Bernardo Sampaio é também professor de graduação e pós-graduação também leciona como convidado nos cursos de pós-graduação na Santa Casa de São Paulo. Possui experiência em fisioterapia ortopédica, traumatologia e esporte; e especialização em fisioterapia músculo esquelética, aprimoramento em membro superior e oncologia ortopédica pela Santa Casa de São Paulo. Mestrando em ciências da saúde pela faculdade de ciências médicas da santa casa de são Paulo. Saiba mais em: www.institutotrata.com.br e www.itcvertebral.com.br (Assessoria de Imprensa Publikaí – www.itcvertebral.com.br)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.