N/A

Araraquara recebe certificação de eliminação da transmissão vertical do HIV

Em solenidade realizada na Câmara Municipal, membros da Coordenadoria de Vigilância em Saúde celebram conquista e relembram esforços para alcançar este reconhecimento

Na tarde da terça-feira (03), na Câmara Municipal, foi realizada a solenidade alusiva ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS, em 1º de dezembro. Na ocasião estiveram reunidos parte da equipe da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, do Programa Municipal de IST/AIDS, a vereadora Filipa Brunelli e ativistas. Além de homenagear as vidas perdidas em decorrência da infecção, também houve comemoração: a entrega da placa de certificação da eliminação da transmissão vertical do HIV e Sífilis no município, enviada pelo Ministério da Saúde. A placa simboliza um marco: que a transmissão dos vírus de mãe para filho durante a gestação, o parto e no puerpério está zerada. Desde 2002 já não havia casos de crianças nascidas com HIV em Araraquara.

Saliane Ribeiro, gestora do Programa Municipal de IST/AIDS e do CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento, em fala emocionada, pontuou: “É uma honra muito grande. É uma plaquinha singela, mas que tem um peso muito grande no nosso município, principalmente para aquelas mães que vivem com o vírus, e que hoje têm o direito de terem os seus filhos livres, que já nascem com uma carta de alforria: eles nascem sem o vírus. Esse selo é um compromisso do Brasil com a OPAS [Organização Pan-Americana da Saúde] e com a OMS [Organização Mundial da Saúde], todos engajados nessa luta que é a eliminação da transmissão vertical, não só do HIV, como da Sífilis, Hepatite B, Doença de Chagas e HTLV.”

A gestora destacou que ainda existe muito preconceito em relação ao vírus e às pessoas que vivem com o vírus, e que é necessário continuar investindo em políticas públicas e campanhas de conscientização para que as novas gerações possam se prevenir.

Marisa Marques Monteiro, enfermeira do SESA – Serviço Especial de Saúde de Araraquara, que atua na assistência às pessoas vivendo com IST/HIV/AIDS, também discursou no evento. “Nós conseguimos esse resultado maravilhoso, um trabalho compartilhado que compreende todas as instâncias de atendimento. É a história do SUS em Araraquara. Somos um município prioritário e que tem representatividade na questão da vigilância em HIV. Muito mais do que uma placa, [a certificação] é o fruto concreto do êxito de todos que estão envolvidos nesse trabalho.”

A secretária municipal de saúde, Juliana Lujan, parabenizou a equipe. “Minha palavra aqui hoje é realmente a minha homenagem e o meu agradecimento muito grande a vocês, e dar os parabéns por tudo o que vocês fizeram, porque não é simples, não é fácil, e não é atrás de uma mesa ou cumprindo um horário de trabalho, é para quem tem ideologia acima de tudo. Ideologia e comprometimento com o outro. Espero que este seja um pedaço do SUS de Araraquara que continue tão ativo como ele sempre foi, tão reconhecido como ele sempre foi”.

A vereadora Filipa Brunelli (PT), também felicitou a equipe de Vigilância e ressaltou a luta social e política de todos os grupos vulneráveis pelo acesso a direitos, como programas de prevenção (profilaxia pré e pós exposição, testes rápidos). Ela se comprometeu a continuar defendendo estas pautas durante seu novo mandato.

A cerimônia terminou com uma oração e ao som de Ave Maria de Gonoud.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Show nesta sexta-feira no Sesc Araraquara

Oficina “Dobrando e encantando”, neste sábado no Sesc Araraquara

Espetáculo de teatro infantil neste sábado no Sesc Araraquara

Conhecendo uma aula de Movimento Consciente, neste domingo no Sesc Araraquara

Xadrez para todas as pessoas neste domingo no Sesc Araraquara

CATEGORIAS