Araraquara celebra o Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra
Evento gratuito acontece nesta segunda-feira (27), na ACAAAR, com atendimentos de saúde, orientações e atividades voltadas ao bem-estar da comunidade negra Araraquara se une às ações de todo País, em celebração ao Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra, nesta segunda-feira (27). A data, escolhida por organizações do movimento negro e trabalhadores da saúde, busca chamar atenção para as desigualdades raciais ainda persistentes no acesso e na qualidade dos serviços de saúde.
Na agenda nacional, o dia é marcado por ações de conscientização, debates e atividades voltadas à valorização da saúde da população negra. Em Araraquara, a iniciativa é promovida pela APPRECABA (Associação para Preservação, Resgate e Resistência da Cultura Afro-brasileira de Araraquara) e pelo Núcleo em Atenção à Saúde da População Negra e de Terreiros ―Nair Claudino, com apoio da ACAAAR (Associação Cultural Afrodescendente dos Amigos de Araraquara e Região), onde o evento será realizado, na Vila Xavier, das 16h às 19h.
Programação e convidados
A programação contará com a participação de profissionais de referência na área da saúde, como a Drª Gisselle González Maza de Oliveira (especialista em Medicina de Família e Comunidade e médica da Prefeitura de Araraquara) e o Dr. Johnny Pinheiro (médico plantonista das UPAs de Araraquara e região).
Também estarão presentes as enfermeiras Flávia Bombarda e Lucimara Antônio Sanches, além da técnica de enfermagem Silvia Helena Rocha.
O evento contará ainda com a colaboração de alunos e professores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas e da Faculdade de Odontologia da UNESP, sob supervisão dos docentes Dra. Raquel Duarte Moreira, Dra. Marcela Forgerini, Dr. Evandro Lucas Yahuda, Dra. Ketylin Fernanda Migliato e Prof. Filipe Abi Rached (NUPE).
Serviços e atividades
Durante o evento, o público poderá participar de orientações sobre doenças prevalentes na população negra, realizar aferição de pressão arterial e teste de glicemia — tudo gratuitamente.
Importância da ação Para Alessandra Laurindo, presidente da ACAAAR, a data tem grande significado histórico e político.
―Araraquara, desde 2009, dá luz à importância dessa mobilização, buscando sensibilizar gestores e estudantes da saúde para a implementação da Política de Saúde Integral da População Negra. É um momento de alerta e de cuidado, especialmente sobre doenças que atingem majoritariamente pessoas negras, como anemia falciforme, diabetes tipo II, hipertensão, glaucoma, miomas uterinos, câncer de colo retal e o próprio suicídio. O racismo adoece e também mata‖, ressalta Alessandra.
Já Márcia Tânia Alves, coordenadora do Núcleo de Saúde da População Negra e de Terreiros ―Nair Claudino, reforça o caráter educativo e acolhedor da ação. ―Será um dia de informação, escuta e cuidado. A população poderá tirar dúvidas sobre o uso de medicamentos e conversar com profissionais comprometidos em atender com carinho e atenção‖, destaca.
Parcerias
A ação conta com o apoio do Comitê de Cultura em São Paulo e da Rede Temática de Serviços Farmacêuticos, por meio do Projeto de Assistência Farmacêutica Estudantil da UNESP.
ACAAAR – Avenida Paulo da Silveira Ferraz, nº 1196 – Vila Xavier
