“Antigamente, lidávamos com livros enormes, e hoje tudo é feito eletronicamente”

Em comemoração aos 159 anos do 1º Registro de Imóveis e Anexos de Araraquara, conversamos com Antônio Reinaldo Fiscarelli. Sua trajetória e conhecimento oferecem uma visão detalhada sobre a evolução do cartório e a importância de seu trabalho.

Trajetória e funções no cartório

Antônio começou sua carreira realizando tarefas simples como fazer café no fórum. Com o tempo, ele se tornou responsável pela abertura de matrículas e transcrições de documentos. “Antigamente, lidávamos com livros enormes, e hoje tudo é feito eletronicamente”, explica. Ele descreve suas responsabilidades atuais, incluindo a conferência de processos de loteamento e incorporações, fundamentais para garantir que imóveis e loteamentos sejam registrados corretamente antes de sua negociação.

Evolução e modernização

Antônio reflete sobre as mudanças tecnológicas que ocorreram ao longo dos anos. “Hoje é muito mais fácil trabalhar com a informática, embora os mais velhos às vezes se sintam atrasados. Antigamente, tudo era feito com caneta e tinta, e agora é tudo digital”, explica. Ele destaca como a modernização trouxe eficiência e agilidade, permitindo que certidões sejam emitidas em minutos e transcrições em até cinco dias.

Mensagem de aniversário

Em seu aniversário de 159 anos, Antônio deixa uma mensagem de esperança e compromisso “que o cartório continue sendo dedicado às pessoas que virão, mantendo a segurança jurídica e o valor que o cartório oferece. O cartório é fundamental para garantir a segurança e a legalidade das transações imobiliárias.”

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Os novos direitos dos pets no transporte aéreo

A esquerda, sem rumo e sem prumo

Os guardiões da sua mudança de mindset

Alguma moral, um pouco de sensatez

Deixe ao sucessor o município que você gostaria de ter encontrado

CATEGORIAS