Aniversário de 74 anos da Ferroviária é destaque no “Canal Direto com a Prefeitura”

0
321
Foto: Pedro Junqueira
Nuéli Silveira, a Nuty, diretora do departamento de futebol feminino afeano, foi a entrevistada da edição desta sexta-feira (12)

Nesta sexta-feira, 12 de abril, a Ferroviária comemora 74 anos de muitas emoções proporcionadas aos seus torcedores. Para falar sobre o assunto, o “Canal Direto com a Prefeitura”, programa produzido pela Secretaria Municipal de Comunicação, convidou a diretora de Futebol Feminino da Ferroviária, Nuéli Silveira, a Nuty.

Ex-jogadora de futebol e futsal, ela falou sobre como começou a vivenciar o clube. “A Ferroviária entrou na minha vida no momento mais glorioso que tive enquanto atleta. Eu conheci a Ferroviária em 2011, quando jogava futsal pela Prefeitura de Araraquara, e em 2015 eu acabei fazendo parte do time e do elenco que foi campeão da primeira Libertadores. É uma competição onde tive sucesso junto com a equipe, foi a mais importante da minha carreira e depois eu acabei trabalhando como gestora, ou seja, eu conheço a Ferroviária de duas lindas formas”, salientou.

Nuty mencionou os fatores que acredita serem os mais relevantes para o sucesso das Guerreiras Grenás. “Aqui temos o projeto mais longevo, com tradição e com muito planejamento. É um projeto que entende o mercado, entende o futebol, entende como o futebol está se desenvolvendo e o que necessita, porque tem pessoas especialistas nas áreas em que atuam. Desde 2015 já temos gestões específicas para a modalidade, temos pessoas que trabalham na comissão técnica e no staff que têm um conhecimento específico do futebol feminino. E tem o planejamento que fazemos, seja para as categorias de base, seja para a categoria principal, para que possamos manter sempre em alto nível, manter o time competitivo. Uma coisa que gosto sempre de ressaltar é que quem está aqui respeita muito o futebol feminino, não faz por obrigatoriedade, faz porque enxerga o futebol feminino como uma ferramenta de transformação social e também respeita muito, porque você não pode tratar a modalidade ou as mulheres de qualquer forma, tem que tratar com muito respeito. Isso é importantíssimo para que as atletas venham jogar conosco e tenham muita vontade de representar a camisa da Ferroviária e de Araraquara”, apontou.

A diretora também falou sobre o maior desafio em trabalhar com a gestão do futebol feminino. “Pensando no desenvolvimento que tem a modalidade, no quanto vem crescendo e no quanto outros times têm investido, também entendendo que a Ferroviária é um time de uma cidade de 250 mil habitantes e não é um clube com uma torcida de massa, é um grande desafio ter um nível de organização e uma condição financeira para estar competindo com esses clubes. Penso que o nosso grande desafio seja de se planejar, de antecipar para que possamos tomar as melhores decisões para ter êxito, seja em contratações ou competiçoes”, reforçou.

Nuty também explicou o fato de o time feminino da Ferroviária contar com muitas mulheres em sua comissão técnica, o que vai na contra-mão dos outros clubes. “Nós acreditamos que temos que ter pessoas com conhecimento na modalidade para trabalhar. E também temos uma filosofia dentro da Ferroviária e dentro do futebol feminino que é de proporcionar ambientes para que essas mulheres se desenvolvam. Sabemos que elas têm qualidade e capacidade, mas elas precisam de oportunidade para começar a trabalhar e depois tem o tempo para desenvolver cada coisa em sua respectiva função. Precisamos colocar as mulheres nesses espaços, seja na comissão técnica, seja na gestão, e isso é uma filosofia nossa. É uma quebra porque de fato a maioria dos clubes não trabalha dessa forma, mas se temos hoje a primeira mulher campeã da Libertadores como técnica, a primeira mulher campeã do Campeonato Brasileiro, é porque trabalhamos isso de forma planejada, organizada e de uma forma muito clara”, justificou a diretora, que revelou que um total de 70% dos profissionais que envolvem o time feminino é composto por mulheres.

Para finalizar, ela deixou sua mensagem para os torcedores e para o clube aniversariante. “É muita gratidão. Se a Ferroviária hoje existe e temos esse desenvolvimento do clube, é porque teve uma história maior lá atrás, e principalmente ligados ao povo de Araraquara, aos ferroviários. Obrigado por tudo, obrigado por caminharem conosco, tanto o futebol masculino quanto o feminino, obrigado por toda parceria. Que possamos estender e deixar a Ferroviária cada vez mais nos trilhos, e vibrando junto para conquistarmos cada vez mais coisas”, completou Nuty.

Ao vivo

O “Canal Direto com a Prefeitura” vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h, ao vivo na página da Prefeitura no Instagram. A íntegra dos programas fica disponível para visualização no próprio Instagram, no Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.