Américo Brasiliense vai comemorar 150 anos de história. Fundada pelas famílias que chegaram em 1854, a cidade estava na rota dos bandeirantes com destino às minas de ouro no Mato Grosso, nos séculos XVIII e XIX.
Na época, a região Norte da então província de São Paulo era habitada somente por índios. O acesso à região dava-se através do rio Anhembi, atual rio Tietê. Depois que chegaram os primeiros sesmeiros na região no final do século XVIII, em 1817 foi fundada a Freguesia São Bento de Araraquara. Alguns anos mais tarde chegaram as primeiras famílias e fundaram o povoado.
Nessas quinze décadas muitos fatos importantes marcaram a história da cidade. Entre eles: a chegada de ferrovia, em 1892; o Julgamento dos Britos, em 1897; o surgimento do Theatro Apollo, em 1926, em plena década da Semana de Arte Moderna; a crise do café depois da queda da Bolsa de Nova York; a chegada da usina de açúcar, em 1947; o plebiscito e a emancipação política em 1963 e 1965, respectivamente.
A segunda parte da história da cidade, inicia em 1965 com a posse do primeiro prefeito da cidade, Antonio Pavan, e de seu vice, Elias Leme da Costa. Hoje, a administração política da cidade encontra-se na sua nona Legislatura.
É nesse clima que começam os preparativos para o grande ato cívico que vai acontecer no dia 20 de março, às 19h, na Alameda Dr Aldo Lupo.