Américo teve bom ano administrativo

Fotos: Ricardo Henrique

Texto: Jonas B.

Um grande momento para a cidade foi a notícia sobre a retomada do abate de frango. Até março, na prática, a população vai sentir o que isso significa para a região.

A prefeita Cleide Berti Ginato e os vereadores vibraram com o fato, aguardado desde o fechamento da Sadia.

Devolução

A Câmara está devolvendo ao cofre público mais de R$ 115 mil correspondente a 19% do repasse orçamentário deste ano.

Os vereadores solicitaram apenas 31% do que era de direito, ou seja, 3% do orçamento municipal.

Militar pode ter sede

O Conselho Comunitário de Segurança de Américo Brasiliense (Conseg), Capitão Figueiredo, comandante da 3.ª Companhia; presidente da Câmara, Valdeci Lourenço Pano e demais vereadores reuniram-se no gabinete da prefeita Cleide Aparecida Berti Ginato para debater sobre a instalação da sede da Polícia Militar.

Hoje, a 3.ª Companhia está anexada à Penitenciária Regional de Araraquara e envolve Américo Brasiliense, Boa Esperança do Sul, Motuca, Rincão e Santa Lúcia.

Convênio

Na cerimônia de convênios do Programa Pontes Metálicas, Américo foi representada pela prefeita Cleide, presidente Valdeci Lourenço Pano e vereadores Roberto Lau Sampaio e Maria Catarina Romania.

No cerimonial foram apresentados os consórcios que estão sendo feitos entre municípios, para a compra de máquinas como tratores-esteiras, pás carregadeiras, motos-niveladoras e retro-escavadeiras.

Plano Plurianual

O Plano Plurianual e redução de custos na administração pública são discutidas em reunião entre os diretores administrativos e o executivo municipal. Prevendo uma queda drástica da arrecadação do ICMS no município, a administração toma medidas para poder encarar a situação.

A perda de arrecadação em 2001, conforme dados de 1998, foi de 54%. Um número elevado para uma cidade em pleno crescimento.

Abrigo Pró-Vida

Foram eleitos a diretoria administrativa e conselho fiscal da Instituição de Amparo ao Idoso. Formada por pessoas da comunidade e representantes de entidades sociais, a nova diretoria irá administrar a Abrigo por dois anos e meio, ou seja, até o final de 2003.

Trânsito modificado

Depois de novos bairros, a prefeitura vem solucionando os problemas de tráfego. Com o objetivo de melhorar a fluidez de veículos e dar maior segurança aos motoristas e pedestres três projetos estão em fase final de execução.

A rotatória de acesso aos distritos industriais, através da avenida Sumaré, a via que divide o conjunto habitacional do Vista Alegre com os distritos industriais, foram finalizados.

Vias de acesso

A construção do acesso aos bairros Luís Ometto I e II trouxe maior segurança aos moradores e motoristas. Foram mais de 400 metros de guias e sarjetas que facilitaram o fluxo de veículos.

Violência e drogas

O Conselho Municipal da Criança de Américo Brasiliense (Comcriab) realizou a 4.ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Em pauta, as diretrizes como educação, saúde, assistência social, cultura, esporte e lazer, proteção especial ao trabalho infantil e a violência sexual.

A conferência foi realizada no Clube Doçura.

Índice de cárie

Depois de quase dez anos de trabalho melhora a saúde bucal e consegue diminuir o índice determinado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de dentes com cáries, restaurados ou perdidos, em crianças na faixa etária de até 12 anos.

O programa desenvolve um trabalho preventivo nas escolas infantis e municipais. Para a coordenadora da saúde bucal do município, Rute de Camargo Pereira, Américo Brasiliense alcançou um índice bem acima dos padrões estipulados pela OMS.

Banco do Povo

O secretário estadual de Emprego e Relações do Trabalho, Walter Barelli, esteve na região para assinar convênio para o programa municipalizado de qualificação profissional.

Voltado para a preparação de profissionais para o pólo aeronáutico da Embraer, em Gavião Peixoto, e em parceria com o Senai-Araraquara, o convênio prevê a realização de três cursos até o final do ano: chapeamento de estrutura metálica, eletricidade aeronáutica e trainee de produção aeronáutica.

Para Cleide Berti Ginato este convênio vai contribuir para a qualificação de nossos jovens.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Termina nesta quarta (19) as inscrições para o “Seminário de Enfrentamento ao Racismo Religioso e LGBTfobia nos Espaços de Matriz Africana” 

Comad realiza II Semana Municipal de Políticas sobre Drogas nos dias 24, 26 e 27 de junho

Araraquarense se voluntaria em Canoas, RS

Dia do Orgulho Autista: Grupo promove pesquisas e informação sobre Autismo

Câmara aprova regras para funcionamento de painéis luminosos de propaganda

CATEGORIAS