Newton de Lucca (*)
A mensagem é importante e deve ser lida com atenção.
Assaltantes astutos estão atacando de uma forma nova. Mandam mensagens falsas para seu e-mail fazendo-se passar por seu provedor e pedindo para que você confirme o endereço de sua casa para recadastramento.
Utilizam programas que mandam e-mails anônimos e pedem que envie os dados para um e-mail fantasma geralmente HOTMAIL, ZIPMAIL OU MAILBR.
Daí com o endereço em mãos, organizam um assalto a sua residência.
Talvez após dias, ou até mesmo meses. Segundo a Polícia, estudam seu cotidiano e quando encontram uma brecha, realizam o assalto.
Muitos casos semelhantes aconteceram em São Paulo e, depois de longas investigações, descobriram que as vítimas tinham algo em comum: eram internautas.
Quando verificados mais detalhes, uma surpresa. Todos haviam recebido esse e-mail, solicitando a confirmação do endereço e de alguns dados como: média da renda familiar, quantas televisões em casa, aparelhos de som, veículos, casa própria ou não, etc.
Perguntas típicas de cadastramento mesmo, mas que na verdade servem para os assaltantes saberem dos bens que existem na casa a ser assaltada.
Este comentário serve de alerta, pois vem acontecendo com freqüência.
Portanto não envie seu endereço via e-mail para quem for.
Os provedores realmente fazem o cadastro pessoalmente ou via telefone.
A prática deste tipo de assalto, segundo a polícia, tem aumentado e atingido muitos.
(*) É Juiz do STF de S. Paulo.