O prefeito Edinho Silva e os vereadores de Araraquara, presididos pelo Dudu Lauand, viabilizaram lotes e meios econômicos para dotar extensa área de infra-estrutura. Enquanto o Estado entra com material de construção e acompanhamento técnico. O Gigantão ficou parecido com dia de decisão do festejado basquete da Uniara. Desde as primeiras horas da manhã, família inteira de prontidão para o sorteio que poderia garantir o sonhado teto.
O relógio marcou 13h30, da terça (22), quando o governador chegou, com Edinho, Dimas, Lobbe e funcionários da CDHU. Para empurrar o tempo com a barriga, por cerca de 3 longas horas, um comunicador da capital (deve ser funcionário da CDHU) tentou garantir o clima de confiança e amizade para enganar o ronco do estômago do pessoal. Até exagerou: perguntou seguidamente quem tinha dívida. Ora, brincadeira de péssimo gosto. Mesmo assim, a maioria levantou o braço. Teve gente que levantou os dois porque, afinal, o mar não está para peixe. E quando indagou quem gostava de mulher? Poxa, sacaneou a platéia em percentagem maior de mulheres calejadas pelo trabalho e embates da vida. Mas, enfim, tentou com músicas e nome dos principais times de São Paulo. Esqueceu a Ferroviária que, tem história … e é nossa.
O difícil foi tentar ouvir o discurso do Dimas, Edinho e Alckmin, os três escolhidos. Muita força de vontade da respeitável e educadíssima platéia para enfrentar a acústica do gigantão. Os oradores, diante dessa dificuldade, precisam falar menos e mais devagar.
Habiteto
O governador selou protocolo de intenção proposto pelo Edinho Silva, num projeto que ampara os excluídos de tradicionais programas habitacionais. O Habiteto será iniciado no Jardim São Rafael com os 7.300 reais repassados pelo Estado e mais 1.800 para ferramentas e treinamento das 192 famílias sorteadas na primeira fase.
Mais de 2.200 pessoas tinham colocado a inscrição nas urnas e, só não saíram frustradas porque Alckmin acertou com o Edinho a construção de mais 1000 unidades. Sempre no regime de mutirão.
Segundo o governador quem ganha 1 salário mínimo vai pagar 26 reais pela casa de 44 m2. Mesmo ganhando mais, a parcela não ultrapassará a 46. Só não disse por quantos anos.
No passado, a vereadora Deodata do Amaral fez 30 casas na base do mutirão. Edinho tem um programa social e cristão pela frente.