Agenda Cultural

0
903
Foto: Vini Pimenta

Final de semana com feiras, música, lazer, dança, literatura, circo, oficinas e cinema

Feiras

Nesta sexta-feira (5), das 18 às 22 horas, tem Feira da Lua, na Praça Pedro de Toledo, no Centro, com a participação de diversos expositores, entre artesãos e empreendedores da economia criativa, com opções para presentear e preços acessíveis. Arte, culinária, música, artesanato e brechó estão garantidos para o público na praça.

Já no sábado (6) e no domingo (7), das 10 às 19 horas, a Feira Tô em Casa estará no Parque Infantil.

Ainda no domingo (7), das 17 às 22 horas, tem Feira do Pôr do Sol, na Praça das Bandeiras “João Colturato ‘Zinho'”, no Centro, trazendo discotecagem com hits de várias épocas e estilos musicais.

Música

Buena Onda Reggae Club é um dos nomes fortes da cena instrumental de São Paulo. Seu terceiro álbum em estúdio, “Take 3”, é um verdadeiro caldeirão de ritmos e foi produzido pelo produtor musical Victor Rice, nova iorquino, mestre nas produções de música jamaicana. Para esse show, com aproximadamente 1h20 de duração, a banda apresenta faixas do referido álbum. É nesta sexta-feira (5), às 20 horas, no Sesc. Grátis e sem retirada de ingressos.

Viola na Praça

O projeto “Viola na Praça” apresenta no sábado (6), a partir das 19 horas, na Praça das Bandeiras, no Centro, a dupla convidada especial Gonçalves e Aníbal, com repertório diversificado, indo de Milionário e José Rico a Guilherme e Santiago. Também haverá “Palco Aberto”, um espaço voltado aos violeiros presentes no evento, que abre oportunidade para apresentação sem a necessidade de agendamento prévio: é só aparecer e se inscrever na hora. Grátis.

+ Música

Comemorando 10 anos de estrada, passando pelo Brasil e outros países, a turnê de Francisco El Hombre apresenta um repertório de clássicos da banda. Com uma nova roupagem, apresentam músicas como “Arrasta” e “Triste, Louca ou Má”, single responsável pela indicação da banda ao Grammy Latino e que se transformou em um hino de empoderamento feminino, além de contemplar as várias fases do quinteto. No sábado (6), às 20 horas, na Convivência Interna do Sesc.

E + Música

No sábado (6), a partir das 20 horas, na Casa SP Afro Brasil “Oswaldo da Silva – Bogé”, na Avenida Paulo da Silva Ferraz, nº 1195, na Vila Xavier, tem o show “Adilson Mayar canta Agepê”. Grátis.

‘Ruas de Lazer’

No domingo (7), das 10 às 13 horas, a Emef “Henrique Scabello”, que fica na Avenida Remo Frontarolli, nº 4050, no Jardim das Hortências, receberá a 2ª edição da edição 2024 do projeto “Ruas de Lazer”, um evento que integra o programa “Prefeitura nos Bairros” com o propósito de levar diversão às regiões atendidas. A ação social oferece atividades gratuitas de esporte, cultura e lazer para toda a família.

O encontro terá diversas atrações para as crianças, como piscina de bolinhas, camas elásticas, algodão doce, pipoca e atividades recreativas e esportivas com os monitores de Educação Física das Escolinhas de Esportes com as modalidades de futebol, vôlei, atletismo e capoeira. Para os adultos, serão oferecidas aulas de yoga e ritmos com os professores do programa Saúde na Praça, além de apresentação das Oficinas Culturais de dança do ventre.

K-Pop

A cultura pop oriental tem rodado o mundo por meio da música e da dança. Esse encontro convida jovens interessados no universo KPop, JPop, CPop e cultura Geek mundial. Para jogar, conversar e dançar. Domingo (7), às 14 horas, no Espaço Grafite do Sesc.

Dança

Elementos Básicos de Vogue, com Casixtranha, tem a proposta de integrar o público geral e pessoas interessadas na prática do Voguing e da Cultura Ballroom como forma de relacionar os participantes com essas expressões artísticas tão características da comunidade LGBTQIA+. Na oficina serão mostrados os cinco elementos principais da dança do Vogue, sendo eles, hands, floor performance, dip & spin, catwalk e duckwalk. No domingo (7), às 15 horas, na Convivência do Sesc. Grátis e sem retirada de ingressos.

‘Aquilomba’

No domingo (7), das 16h às 21h30, o Complexo Viário “Dr. Geraldo Amaral Arruda”, na Rua Hugo Negrini, nº 405, na Vila Bela Vista, receberá o evento “Aquilomba com a Feira Afro”. Com entrada gratuita, o encontro terá muita música e a Feira Afro, que é um espaço cultural e colaborativo para o fomento do empreendedor afro, onde estarão expostos os mais diversos trabalhos da cultura afro, oportunizando a valorização dessa arte.

E + Música Ainda

Araraquara recebe a cantora Jacque Falcheti na quarta-feira (10) na Biblioteca Municipal “Mário de Andrade”. O show gratuito será às 19h30 e contará com a participação das cantoras de Araraquara Adriana Gennari e Morgana Kurmann. Não é necessário retirar ingresso, basta comparecer à biblioteca.

Depois de percorrer 16 países cantando com seu violão, Jacque retorna ao Brasil para mais uma turnê no estado de São Paulo apresentando seu álbum “Crua” que dá luz às compositoras do mundo, à solidão, à relação com o tempo, aos amores e histórias da vida contemporânea, um show intimista e poético.

Literatura

Paulo Rezzutti é escritor, pesquisador e curador. É autor de obras sobre biografias, história e literatura infantojuvenil, consultor de publicações nacionais e estrangeiras e curador de exposições sobre história do Brasil. Em 2015, criou a série de livros “A história não contada” com biografias e livros de história do Brasil. Na quarta-feira (10), às 20 horas, no Sesc. Grátis e sem retirada de ingressos.

Circo

A Semana do Circo de Araraquara apresenta diversas oficinas circenses na manhã do domingo (7) no Centro de Referência da Mulher (CRM) “Heleieth Saffioti”, a partir das 9 horas. As oficinas são gratuitas e abertas a todos interessados – crianças ou adultos, mulheres ou homens –, sendo as inscrições realizadas 30 minutos antes do início, por ordem de chegada.

São quatro oficinas diferentes: “Tecido acrobático – Descobrindo as potencialidades do corpo”, com Salete Coelho, das 9 às 10 horas; “Consciência corporal através do malabarismo”, com Lucas Furtado, das 11 às 12 horas; “Criando possibilidades bambolísticas”, com Maíra Baltazar, das 10 às 11 horas; além da Oficina Clownciência de Palhaçaria Feminina, com Juliana Bordallo, das 9 às 11 horas.

No mesmo dia, haverá apresentação do espetáculo “Escolhas”, às 18 horas, no Palacete das Rosas, fechando a programação da Semana.

Choro das Águas

Domingo (7) tem Choro das Águas, na Praça do Daae, na Fonte Luminosa, das 16 às 20 horas, com Feira de Artesanato (16 horas), recreação infantil “Música para todos”, com Renato Marcelino (16h30) e apresentação musical com a banda “Arruda e os Danados” (18 horas). Grátis.

Oficina

O Centro de Referência LGBTQIA+ “Nivaldo Aparecido Felipe de Miciano” (Xuxa), que fica na Avenida Espanha, nº 536, no Centro, segue com inscrições abertas para a Oficina de Teatro e Performance, que será ministrada às quintas-feiras, das 19 às 21 horas, na própria unidade. As inscrições devem ser feitas no próprio local. A oficina é voltada para jovens e adultos, com ou sem experiência. As aulas serão ministradas pelas professoras de teatro Gabriella Rodrigues e Viccy Ferrari. As vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas presencialmente no espaço ou pelo telefone (16) 3339-5002.

Cinema

No domingo (7), o Cinema Inclusivo estará no Cine Center Lupo, às 16 horas, com a exibição do filme “Kung Fu Panda 4” em uma sessão de cinema adaptada às pessoas com transtorno do espectro autista, síndrome de Down ou outras síndromes que acarretem hipersensibilidade sensorial em geral.

O Cinema Inclusivo é uma ferramenta que valoriza a diversidade e promove a inclusão, especialmente para indivíduos com dificuldades sensoriais, como pessoas autistas. Ao criar ambientes acolhedores e adaptados, o Cinema Inclusivo permite que pessoas com transtorno do espectro autista desfrutem dos filmes sem serem sobrecarregadas por estímulos sensoriais excessivos.

A sessão deve ser realizada com 50% da capacidade e, preferencialmente, na menor sala. Também, durante a exibição do filme, não deve haver vedação à livre circulação pelo interior da sala, bem como à entrada e saída. Ainda, a entrada nas salas de cinema deve ser liberada, preferencialmente, sem a necessidade de fila para aguardar o horário de início, entre outras particularidades.

É solicitado que seja apresentada a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) ou laudo que comprove a deficiência – é de extrema importância, especialmente nos casos de deficiências invisíveis.

Vale ressaltar que no Cinema Inclusivo, no Cine Center Lupo, o ingresso é grátis para as pessoas com deficiência, enquanto os acompanhantes pagam meia-entrada. O Shopping Lupo está localizado na Rua Gonçalves Dias, nº 543, no Centro.

 Confira os filmes em cartaz na Moviecom (Shopping Jaraguá):

– A Primeira Profecia

– Dois é Demais em Orlando

– Duna – Parte Dois

– Godzilla e Kong: O Novo Império

– Kung Fu Panda 4

– Os Farofeiros 2

– The Chosen: Os Escolhidos

– Uma Prova de Coragem

Os horários das sessões podem ser conferidos aqui.

Confira os filmes em cartaz no Cine Lupo (Shopping Lupo):

– Duna: Parte 2

– Godzilla e Kong: O Novo Império

– Kung Fu Panda 4

– Nada Será Como Antes – A Música do Clube da Esquina

– The Chosen: Os Escolhidos

– Uma Família Feliz

– Uma Prova de Coragem

Os horários das sessões podem ser conferidos aqui.

(Setor de Imprensa – Câmara Municipal de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.