AES Brasil orienta população sobre uso de reservatórios para lazer nas áreas de usinas hidrelétricas da região de Araraquara

0
515

Orientações ajudam a salvar vidas e a evitar multas por infrações durante o verão e ao longo do ano

Comprometida com a segurança e bem-estar das comunidades onde está inserida, a AES Brasil, geradora de energia 100% renovável, reforça as orientações de segurança para conscientização sobre os perigos ao utilizar os reservatórios das usinas hidrelétricas como fonte de lazer. A segurança é um dos principais valores da empresa, que conta com o apoio da população local para prevenção de acidentes.

A companhia faz um alerta importante, em especial nas regiões próximas aos reservatórios de Ibitinga, Promissão e Nova Avanhandava. Nos dias de calor mais intenso, comuns no verão, as áreas são muito procuradas para o lazer de moradores e turistas.

Porém, a empresa ressalta que, pela legislação 11.959/2009, é proibido nadar, pescar ou conduzir embarcações em regiões próximas às áreas das usinas, barragens e canais de escoamento. O não cumprimento das regras de segurança pode levar a graves acidentes e gerar multas previstas na legislação. A AES Brasil reforça que a atuação consciente da comunidade é fundamental. Por isso, orienta que a população fique atenta às recomendações para que a diversão não se torne uma atividade perigosa:

  • Respeite as sinalizações de segurança;

  • É proibido nadar, pescar ou conduzir embarcações perto das barragens ou canais de escoamento (Lei 11.959/2009);

  • Nunca entre na água sob efeito de álcool;

  • Nunca deixe crianças sem supervisão de um adulto.

Chuvas em São Paulo

Chuvas frequentes e, muitas vezes, intensas têm marcado esse verão no Estado paulista. Por esse motivo, as usinas têm estabelecido uma dinâmica de movimentação de abertura e fechamento das comportas. A ação é padrão e comum para períodos chuvosos e segue diretrizes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), com anuência da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

A companhia tem como política promover de forma recorrente campanhas educativas de conscientização sobre o meio ambiente e segurança no entorno de suas usinas, reforçando a importância desses cuidados. Para mais informações ou denúncias, basta ligar para a Polícia Militar (190) ou Corpo de Bombeiros (193).

Sobre a AES Brasil

Acelerando o futuro da energia há mais de 20 anos, a AES Brasil é uma empresa geradora de fontes renováveis. A companhia oferece soluções inovadoras e customizadas dentro das necessidades dos clientes, apoiando-os como um importante parceiro em sua busca pela transição energética.

Hoje, a AES Brasil conta com um portfólio de ativos 100% renováveis, com capacidade instalada contratada total de 5,2 GW¹, sendo 2,7 GW hídrico, 2,2 GW eólico e 0,3 GW solar. Adicionalmente, a companhia possui em desenvolvimento parte de seu pipeline eólico e solar, ainda em negociação, que poderá adicionar até 1,5 GW de capacidade instalada.

¹ Considera 1,0 GW referente aos projetos em construção de Tucano e Cajuína

(InPress Porter Novelli)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.