N/A

Adélia Bellodi Privato na Oficina de Meninas

Adélia Bellodi Privato, indicada pela colaboradora Sarah Coelho, junto às assistidas. Um trabalho solidário, com a marca da cidadania.

JA – Quando surgiu a idéia dessa Oficina?

ABP – Desde jovem, chamava minha atenção a condição humana de uma prostituta: a segregação social, o desrespeito como mulher, sua miséria moral. Hoje, vemos nas ruas adolescentes enveredando por este caminho. Daí nossa preocupação em contribuir para a transformação social de meninas e jovens carentes, em situação de risco pessoal e ou social, para que tenham alternativas na vida e não apenas um único destino.

Como foi decidido o título do Projeto?

O espaço físico deste Projeto social foi construído aproveitando a estrutura de uma antiga oficina mecânica. O significado da palavra OFICINA é: lugar onde ocorrem transformações e a proposta de trabalho é criar um espaço pedagógico para elevar essas Meninas à condição de cidadã consciente de sua presença no mundo, inclusive no exercício da prerrogativa sublime da Mulher, como instrução divina da Vida.

Qual a missão do Oficina?

Resumidamente, é um projeto que visa a valorização da Mulher na Família e na Sociedade, isto é, que estas meninas tenham uma visão ampliada do mundo e suas possibilidades dentro dele.

Existe dificuldade para o ingresso das meninas?

A maior parte das meninas que freqüentam o Oficina mora próxima ou foi encaminhada pela Escola Pública.

Quantas meninas estão sendo assistidas?

Iniciamos as atividades pedagógicas há apenas dois meses, pois o Oficina das Meninas foi fundado em 23 de março de 2002 e até dezembro de 2003, construímos sua sede própria. Atendemos 15 meninas e ampliaremos este número gradativamente, pois a preocupação da equipe do Oficina das Meninas é desenvolver um trabalho de qualidade, isto é, que seja técnica, pedagógica e socialmente responsável e positivo. Porém, isto exige tempo para amadurecermos cada passo.

Qual o programa de atividades

O programa, voltado à EDUCAÇÃO PARA VALORES, abrange atividades em:

– Educação alimentar (saúde e nutrição)

– Educação ambiental e cidadania

– Educação para o Trabalho

– Expressão e Comunicação

– Moral Cristã e Ética

– Esportes, recreação e lazer

– Economia doméstica

– Relações familiares

Como é mantido esse Projeto?

Através de doações, eventos, campanha de sócios e a venda de camisetas, como marca solidária, doação de equipamentos, etc.

Como podem ser feitas as doações?

Através do telefone do Oficina da Meninas (16) 222-6232, podem ser feitos os contatos.

Qual o requisito para ser voluntária?

Antes de tudo, um profundo sentimento de solidariedade e responsabilidade no exercício de sua cidadania.

O que representa para vocês, uma menina?

“Cada criança é uma flor única”, isto é, para nós do OFICINA, estas meninas estão aí, algumas já na rua e outras aguardando uma oportunidade de mostrarem que têm muito mais a dar à sociedade do que pedir. Em dois meses de trabalho, sentimos esta verdade. Cada uma expande a força, a riqueza que traz consigo. É só oferecer os cuidados que uma flor pede para mostrar sua beleza, não é mesmo?

Mensagem

Nós, enquanto cidadãos, somos responsáveis pelo bem estar do outro também, se queremos viver numa sociedade justa e equilibrada. Por isto, este Projeto é a reação de pessoas que se uniram no compromisso social dedicado à Mulher, que representa a Vida em todos os seus aspectos: a geradora, a cuidadora, a protetora, a condutora que abre os caminhos para outro SER. Não estamos falando somente da Mãe, mas de toda Mulher.

Finalizando, dizemos: “onde há boa vontade os Céus investem”. Por isto, a semente do Centro Educacional e Assistencial Oficina das Meninas foi lançada à terra de nossa cidade, germinou, cresceu, está abrindo seus galhos para acolher muitas flores.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Agenda Cultural

Agenda Esportiva

Cultura inicia inscrições para Oficinas Culturais Municipais

Prefeitura acompanha denúncia de racismo em escola e oferece suporte à família

Nesta sexta-feira tem show no Sesc Araraquara

CATEGORIAS