N/A

Ações da Divisão de Agricultura fortalecem agricultura familiar e desenvolvimento rural sustentável

Iniciativas valorizam os produtores familiares e a agropecuária sustentável

Ao longo de 2025 a divisão de Agricultura da Secretaria de Agricultura e Abastecimento desenvolveu um conjunto de ações que auxiliaram ainda mais o fomento da agricultura no município, com foco especial na valorização da produção familiar e na agropecuária sustentável.

O Programa Municipal de Agricultura de Interesse Social (PMAIS), cujo objetivo é a compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar para doação às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, adquiriu cerca de 64 toneladas no ano passado, possibilitando a distribuição semanal de 500 cestas de hortifrúti para as famílias cadastradas nos 10 Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).

“Programas como o PMAIS mostram que é possível unir produção rural com combate à insegurança alimentar, levando alimento de qualidade à mesa de quem mais precisa e, ao mesmo tempo, garantindo renda ao pequeno produtor”, afirma o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, João Henrique de Freitas.

Em 2025 a horta em parceria com a Penitenciária apresentou crescimento expressivo: a produção alcançou 27,5 toneladas, o que representa um salto significativo na produtividade e na capacidade de atendimento em comparação com o ano anterior. No primeiro trimestre de 2026, a horta já produziu cerca de 6 toneladas de alimentos, distribuídos para as entidades socioassistenciais.

A iniciativa possui cunho social e educativo, aliando a produção orgânica de alimentos à formação de pessoas privadas de liberdade, ao oferecer aos apenados conhecimento técnico e habilidades que podem ser aplicadas na reintegração social após o cumprimento de suas penas. A horta ocupa um espaço de 5 mil m², e a produção é destinada ao Banco Municipal de Alimentos. Para o secretário, o projeto vai muito além da produção: “Ele transforma vidas. Estamos falando de oportunidade, de capacitação e de dignidade, preparando essas pessoas para um recomeço com mais perspectivas”.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra com Doação Simultânea, está sendo executado, com a compra de 29 toneladas de alimentos de 22 agricultores familiares até o mês de julho. Esses alimentos são distribuídos semanalmente para as entidades e programas sociais. Já as doações de supermercados, contribuem com uma média de 12 toneladas de alimentos por mês. De acordo com João Henrique de Freitas, trata-se de uma política pública eficiente, que gera resultados reais.

Ele avalia de forma positiva a atuação das equipes da pasta. “Ao longo de 2025, trabalhamos com seriedade e compromisso para fortalecer a agricultura familiar, que é a base da nossa produção e também um instrumento fundamental de desenvolvimento social. Seguimos firmes no nosso propósito de construir uma agricultura cada vez mais sustentável e inclusiva. Araraquara mostra que, com planejamento, parceria e responsabilidade, é possível desenvolver o campo e cuidar das pessoas ao mesmo tempo”, conclui.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ações da Divisão de Agricultura fortalecem agricultura familiar e desenvolvimento rural sustentável

Divisão de Segurança Alimentar amplia impacto social com distribuição de alimentos e educação nutricional

Calçadas do entorno da ETEC serão reformadas

Encontro de Brechós “Quem Garimpa Acha” será neste sábado (9) com mais de 80 expositores

Primeiro ano de pontificado do Papa Leão XIV

CATEGORIAS