Abertura do novo espaço de atendimento do Serviço de Oftalmologia da Santa Casa conta com anúncio de recursos

Na última terça-feira (04), a Santa Casa de Araraquara através do Serviço de Oftalmologia realiza atividade para a abertura do novo espaço de atendimento à população e conta com anúncios de recursos para a instituição.

Na ocasião além de ser a abertura do novo espaço de atendimento de Oftalmologia, também contou com as assinaturas de 02 termos aditivos importantes para a instituição, sendo o incentivo financeiro municipal para adequações do setor de Urgência e Emergência do hospital, no valor de R$ 500 mil reais, para a ampliação de leitos no setor e o outro termo aditivo de repasse no valor de R$ 1 milhão de reais este proveniente do Ministério da Saúde, para a construção de duas salas de cirurgia no novo endereço de atendimento do Serviço de Oftalmologia da Santa Casa.

O provedor da Santa Casa, reforça a importância da parceria com a Prefeitura Municipal e Secretaria de Saúde por meio do prefeito Edinho Silva e da secretária Eliana Honain pelo credenciamento efetivo da Santa Casa como unidade de atenção especializada em oftalmologia. “É preciso destacar o empenho do prefeito Edinho Silva e da Secretária de Saúde, Eliana Honain, para que no dia 27 de maio de 2024 fosse publicada no Diário Oficial da União a Portaria do Ministério da Saúde n° 4.034 de 23 de maio, que confere credenciamento efetivo da Santa Casa de Araraquara como unidade de atenção especializada em oftalmologia”, destaca Jéferson.

O Serviço presta atendimento aos pacientes de Araraquara e de mais 23 cidades que compõem o DRS III (Departamento Regional de Saúde). Os pacientes SUS (Sistema Único de Saúde) são encaminhados ao Serviço de Oftalmologia através da Secretaria Municipal de Saúde. “O serviço de média e alta complexidade existe há muito tempo na Santa Casa, atendendo pacientes de Araraquara e mais 07 municípios da região central do DRS III. Em 2023, passou a atender os 24 municípios do DRS III, realizando desde as primeiras consultas até cirurgias e transplantes com qualidade e humanização no atendimento, deixando a desejar no acolhimento do espaço físico que tornou-se pequeno com o aumento da demanda, sendo necessário buscar um espaço mais amplo com condições sanitárias adequadas para atender e oferecer a população qualidade e dignidade no acolhimento desses pacientes”, conclui Jeferson Yashuda, provedor da Santa Casa de Araraquara.

Se precisar de atendimento oftalmológico, dirija-se à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima, que lá dão andamento no agendamento para atendimento no Serviço de Oftalmologia da Santa Casa. Em casos de emergência, os encaminhamentos são realizados através do CROSS (Central de Regulamentação de Ofertas de Serviços de Saúde), os atendimentos são para toda região, 24 horas por dia, diários, inclusive aos feriados.

O Serviço de Oftalmologia da Santa Casa, simultaneamente dos serviços já oferecidos aos pacientes, no dia 29 de maio, antes da mudança de endereço, finalizou o mutirão noturno dos exames de refração, para determinar o grau de óculos, que faz parte do Programa Saúde Cidadã, com a parceria entre a instituição, a Prefeitura Municipal de Araraquara e a Secretaria de Saúde. Neste mutirão foram realizadas 5.034 consultas.

Segundo balanço, no local são realizados cerca de 13.6 mil exames por mês, sendo 750 de primeiras consultas, cerca de 2,8 mil retornos de subespecialidades mais 195 cirurgias mensais incluindo de urgência e eletivos.

Desde a última segunda-feira (03), o Serviço de Oftalmologia da Santa Casa, passou a atender os pacientes em sua nova sede, localizada na Rua Luís Raia, 393 com acesso à Avenida Leonilda Santarelli Braga, 118, no bairro Jardim Angará. Conta com o horário de atendimento das 7h00 às 18h00 de segunda à sexta-feira. Aos usuários do transporte público, pode chegar ao novo espaço pela linha Melhado/Tamoio via Centro de Oftalmologia/Cedeface. Para mais informações entrar em contato pelos telefones (16) 3331-5531 e (16) 3461-5637.

“Precisamos destacar a atuação do conselheiro Dr. Dimas Ramalho, responsável por determinar que buscássemos um espaço que conferisse dignidade e qualidade para o acolhimento aos pacientes em caráter de urgência, para isso, recomendou que o voluntário irmão da Santa Casa, Renan De Ponte, assumisse o compromisso de entrega do espaço no menor tempo possível. Em breve, o espaço será oficialmente inaugurado com a presença do Secretário Estadual da Saúde Dr. Eleuses Paiva e do conselheiro Dr. Dimas Ramalho”, finaliza Jéferson Yashuda.

Na atividade estiveram presentes o provedor da Santa Casa de Araraquara Jéferson Yashuda, Fernando Passos, que representou a mesa diretora da Santa Casa, Roberto Massafera, que representou o conselho administrativo da Santa Casa, Renan De Ponte, irmão da Santa Casa, representando o Serviço de Oftalmologia da Santa Casa o Dr. Fernando Paganelli, o prefeito Municipal de Araraquara, Edinho Silva, o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, Secretária de Saúde, Eliana Honain, o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Paulo Landim, o vereador Marchese da Rádio, a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Araraquara, Cidinha Silva, além de marcar a presença o Diretor Secretário da Santa Casa, Eduardo Róis, o diretor financeiro da Santa Casa, João Zenatti, a representante do Serviço de Oftalmologia da Santa Casa Dra. Dinorah Piacentini Engel, Diretor Técnico da Santa Casa, André Peluso Nogueira, a Gerente de Assistência e Qualidade, Fernanda Gonçalves, o Gerente Regional do CDHU e representando o Conselheiro Dr. Dimas Ramalho, Benedito dos Santos, colaboradores do hospital e autoridades.

(Santa Casa de Araraquara)

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Análise Cinematográfica

Falecimento

Obra da ponte do Maria Luiza III segue na fase de canalização do córrego

Aniversariantes

Rap de Cau Colt é destaque no Choro das Águas deste domingo (14)

CATEGORIAS