A taça pode ser da Uniara

A fase final do Campeonato Brasileiro de Basquete será disputado com dois times que têm muito em comum. Ambos são do interior do Estado de São Paulo, nunca conquistaram o título nacional e seus técnicos foram formados na tradição do basquete de Franca. Até o que, a princípio, poderia significar uma rivalidade tornou-se fator de união: as torcidas.

Israel Salgado, que vai disputar a vice-presidência da futura Torcida Organizada Raça Uniara, diz que a relação entre os torcedores dos dois times é excelente, e que o mesmo clima de amizade aconteceu com Uniara e Unit, que foram adversários na fase de quartas-de-final do campeonato. Com a eliminação do Unit, Uniara disputou a semifinal contra o Vasco e Bauru contra Ribeirão. “Nós torcemos para Bauru

vencer o COC e eles torceram para que nós ganhássemos do Vasco”, diz Israel.

Bauru

Vinícius Fernandez Orte Lopes, o torcedor do Bauru que criou a torcida organizada e que deverá sair como candidato a presidente da agremiação, disse que “o relacionamento com a torcida Uniara é o melhor possível; fora de quadra é como se fôssemos uma família”. O mesmo entrosamento a torcida de Bauru manteve com o time de Mogi, “mas com o Uniara o relacionamento tem sido ainda melhor”, disse Vinícius.

Dia “D”

Para o jogo deste domingo, quando as duas equipes se enfrentam pela primeira vez na fase final, três ônibus já estão reservados para a Torcida de Bauru vir a Araraquara. “Como o Uniara não cobra ingresso, mas pede alimentos para uma entidade da cidade, nós decidimos retribuir a acolhida levando um quilo de alimento por torcedor”, disse Vinícius.

Rivalidade

E dentro de quadra, também reina esse clima de paz? “Nem pensar”, diz Israel. “Dentro de quadra o grito de guerra é normal, com provocações e até ofensas verbais, com o objetivo de desestabilizar o time adversário”.

Durante o jogo a única proibição é a violência física. Vinícius, do Bauru,concorda. “Dentro de quadra, só provocação”, diz ele.

Israel e Vinícius têm outra opinião em comum: independentemente dos resultados futuros, os dois times já são campeões, por causa de sua trajetória no campeonato e pela atuação de suas torcidas. Resta, apenas, saber quem ficará com a taça.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Falecimento – Maria Clara Polezze Fernandes

Feira das Nações acontece neste domingo (23) na Praça do Daae

Ordem de Serviço para reforma da UBS do Santana será assinada neste sábado (22)

Agenda para curtir a cidade no final de semana (21 a 23 de junho)

Tem show nesta sexta no Sesc Araraquara

CATEGORIAS