Dr. Cleiton Rezende de Almeida (*)
O natal chega e é uma festa da família, por isso, momento de refletir sobre a família, que é a instituição mais nobre de uma nação. Um país que valoriza a família tem respeito e prestígio no mundo todo, porque mostra justiça social, dignificando as qualidades do ser humano. Uma família bem estruturada, organizada, com união entre pais e filhos, fidelidade e amizade recíprocas, onde não faltem amor e carinho, terá mais força para lutar contra as adversidades do mundo contemporâneo, como a violência, as drogas e as dificuldades para o trabalho.
A família tem que incentivar os valores éticos, morais e religiosos entre os seus membros, que vão lhes dar credibilidade, respeitabilidade e confiança perante os seus semelhantes. Com a aquisição desses atributos, que compõem a integridade e honestidade do homem, a família está preparada para enfrentar os desafios da vida.
No mundo de hoje a descrença, a ganância, as desigualdades, as ambições excessivas tornam as famílias vulneráveis. É preciso ter fé, acreditar num mundo melhor, e que nossa missão na terra seja esforçar para atingir esse sonho para todos.
(*) É médico de Araraquara.