"A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás, mas só pode ser vivida olhando-se para frente".
Bom dia. Como mencionei na semana passada, gostaria de pedir licença a meus leitores, para falar um pouco sobre o Prof. Mauro Gonçalves Massad. Sempre é bom falar a respeito de um educador. Este deixa raízes profundas em seus alunos. Isso acontece com muitas crianças e jovens que têm o privilégio de serem orientados(as) pelo Prof. Mauro. Em uma conversa informal, ele fez algumas declarações importantes que desejo transcrever a vocês.
Comentando sobre o que achava de uma boa aula, ele disse: "Uma aula é boa, quando não se percebe que o tempo passou".
Em poucas palavras nos dá a diferença entre o saber e o ensinar: "A diferença entre o saber e o ensinar está na humildade".
Para que saibam de mais um traço da personalidade deste Prof., leiam um trecho de um artigo selecionado por ele.
Você agradeceu aos seus professores?
Já agradeceu a um professor o tempo, o esforço e o interesse que ele demonstrou por você ou por seu filho? Ou mesmo mandou um cartão ou carta de agradecimento? Os professores também precisam de elogios. Os governos, os pais e os alunos deviam valorizar muito o trabalho dos educadores. A escritora e educadora LouAnne Johnson escreveu: "Para cada carta de crítica que recebo sobre um professor, recebo outras cem com elogios, o que confirma a minha convicção de que o número de bons educadores é muito maior do que o daqueles que deixam a desejar." Curiosamente, muitas pessoas chegam até a contratar um detetive para "ajudar a encontrar um ex-professor. As pessoas querem encontrar seus professores para agradecer-lhes". Os professores lançam a base para a formação acadêmica da pessoa. Até mesmo os melhores professores das universidades mais prestigiadas precisaram da ajuda de educadores. Estes dedicaram tempo e esforço para estimular e cultivar seu desejo de adquirir instrução, conhecimento e entendimento. Devemos ser muito gratos a esses homens e mulheres que estimularam a nossa curiosidade, intelecto e motivação, que nos ensinaram a satisfazer a sede de saber e de entendimento.
Aproveitando ainda o clima de início de ano, leiamos Carlos D. de Andrade: FELIZ OLHAR NOVO!
"O grande barato da vida é olhar para trás e sentir orgulho da sua história. O grande lance é viver cada momento como se a receita da felicidade fosse o aqui e o agora. Claro que a vida prega peças. É lógico que, por vezes, o pneu fura, chove demais… mas, pensa só: tem graça viver sem rir de gargalhar pelo menos uma vez ao dia? Tem sentido ficar chateado durante o dia todo por causa de uma discussão na ida pro trabalho? Quero viver bem.
2004 foi um ano cheio. Foi cheio de coisas boas e realizações, mas também cheio de problemas e desilusões. Normal. Às vezes se espera demais das pessoas. Normal. A grana que não veio, o amigo que decepcionou, o amor que acabou. Normal. 2005 não vai ser diferente. Muda o século, o milênio muda, mas o homem é cheio de imperfeições, a natureza tem sua personalidade que nem sempre é a que a gente deseja, mas e aí? Fazer o quê? Acabar com seu dia? Com seu bom humor? Com sua esperança? O que eu desejo para todos nós é sabedoria! E que todos saibamos transformar tudo em uma boa experiência! Que todos consigamos perdoar o desconhecido, o mal-educado. Ele passou na sua vida. Não pode ser responsável por um dia ruim… Entender o amigo que não merece nossa melhor parte. Se ele decepcionou, passe-o para a categoria 3, a dos amigos. Ou mude de classe, transforme-o em colega. Além do mais, a gente, provavelmente, também já decepcionou alguém. O nosso desejo não se realizou? Beleza, não tava na hora, não deveria ser a melhor coisa pra esse momento (me lembro sempre de um lance que eu adoro: CUIDADO COM SEUS DESEJOS, ELES PODEM SE TORNAR REALIDADE). Chorar de dor, de solidão, de tristeza, faz parte do ser humano. Não adianta lutar contra isso. Mas se a gente se entende e permite olhar o outro e o mundo com generosidade, as coisas ficam diferentes. Desejo para todo mundo esse olhar especial.
2005 pode ser um ano especial, muito legal, se entendermos nossas fragilidades e egoísmos e dermos a volta nisso. Somos fracos, mas podemos melhorar. Somos egoístas, mas podemos entender o outro. 2005 pode ser o bicho, o máximo, maravilhoso, lindo, espetacular… ou… pode ser puro orgulho! Depende de mim, de você! Pode ser. E que seja!!!"
Vamos rir um pouco?
Você sabe como irritar um operador de "telemarketing"?
Depois de estudar atentamente os manuais de "telemarketing" (é sério), bolamos estratégias infalíveis (e cruéis) para você se livrar da praga. Experimente uma das três possibilidades, sem dó.
1. Imite alguém famoso: Uma das primeiras perguntas dos serviços de "telemarketing" é: “Com quem estou falando?”. Responda na hora: “Silvio Santos, rarái!”. Ou imite alguém famoso de sua preferência e tente levar a conversa normalmente. Ele vai ficar confuso e desligar. Funciona sempre.
2. Finja-se de gago: Se um atendente perde muito tempo com um cliente, é tido como improdutivo e corre o risco de perder o emprego. Use isso a seu favor. Logo na primeira resposta, dê início a uma gagueira insuportável, daquelas em que se leva mais de um minuto para terminar um simples “obrigado”. Em dois tempos o atendente desliga.
3. Jogue com as armas dele/dela: Assim que o operador se apresentar, emende: “Desculpe interrompê-lo, mas não posso falar agora. Por que você não me deixa o telefone da sua casa que eu ligo mais tarde, depois das dez da noite?”. O "telemarketeiro" fatalmente dirá que não pode fazer isso e nessa hora você inicia um discurso sobre as inconveniências de ser importunado no sossego do lar. Tenha certeza de que ele(a) desligará antes de você.
Desejando fazer contato – celp@terra.com.br. A todos uma boa semana. Estarei de volta, ocupando este espaço, no final de fevereiro. Até lá.
Profª Teresinha Bellote Chaman