A cultura em diálogo

“O único lugar em que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.”

Bom dia. Bom ano novo a todos. Está começando tudo de novo. O ano se inicia e já temos, como sempre, uma montanha de impostos a pagar. Mas não fiquemos tão preocupados, janeiro é um mês tranqüilo. Pagam-se as contas, enquanto se descansa. Em seguida, vem fevereiro, que, aliás, já está chegando. Temos carnaval, e neste ano é logo no início. E para emendar o descanso com a festa, vamos brincar nos clubes de nossa preferência. Quem gosta faz alguma viagem. Quem gosta mais ainda vai para a Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. Aliás, eu recomendo, é verdadeiramente um espetáculo do outro mundo. Posso dizer de cátedra, pois já estive lá por 14 anos seguidos. Outro grande “espetáculo” que posso recomendar, pois estamos em época de descanso e férias, é fazer um Cruzeiro. O Brasil está recebendo esse ano mais de 10 navios, que podem lhe proporcionar um verdadeiro deleite, em nossa costa marítima. Em dezembro do ano passado (veja só há quanto tempo), tive o prazer de fazer um Cruzeiro no Costa Tropicale.

FOTO COSTA TROPICALE

Aquilo não é um navio é uma cidade. Diga-se de passagem, uma cidade do mundo. Lá encontrei, além de paulistas e cariocas (os passageiros), filipinos, indianos, bolivianos, italianos, americanos, um português e três ou quatro brasileiros que faziam parte dos 550 tripulantes da nau. O entendimento, em termos verbais, era verdadeiramente complicado. Mas, com boa vontade, cinco ou seis palavras em inglês, um bom e caprichado portunhol, o entendimento se faz. De resto, e só comer à vontade, 5 refeições por dia. É um verdadeiro exagero de comida. À noite, então, é uma verdadeira loucura, piano-bar, shows diversos, boate, dois ou três bares com música ao vivo. Confesso que dançar ao sabor do balanço do mar é um pouco complicado. Mesmo sem beber nada, você não pára de balançar. É bom ter a oportunidade de ver gente bonita, gente de outras paragens, um serviço impecável. Imaginem… existe dentro do Costa Tropicale, uma capela! E mais, uma missa diária, sempre às 18h15m. A presença de DEUS foi o ponto alto de todo o Cruzeiro. Missa rezada em Latim. Uma verdadeira glória. Portanto, se você puder, faça um Cruzeiro. Está certo, não é tão barato assim. Mas, quanto vale um gosto? Se você for, prepare-se, uma simples latinha de cerveja custa a bagatela de 2 dólares. Esse sim é o maior problema. Vamos lá: divirtam-se, aproveitem o descanso e as férias, o ano de 2005 só começa de verdade a partir de 01/03/2005, aqui no Brasil.

Mais uma vez recebi uma belíssima colaboração de meu amigo e jornalista, Edílson Fragalle. Desta feita, são furos jornalísticos publicados em jornais, nos últimos meses, no Rio de Janeiro. Infelizmente, essas gafes cada vez mais nos envergonham. Seria talvez a falta de um bom conhecimento da Língua Portuguesa?

Vamos às pérolas:

“A nova terapia traz esperanças a todos os que morrem de câncer a cada ano”. (Na cova?) – Jornal do Brasil.

“Apesar da meteorologia estar em greve, o tempo esfriou ontem intensamente.” (O frio não estava filiado ao sindicato grevista) – O GLOBO.

“Os sete artistas compõem um trio de talento.” (Hã?) – EXTRA

“A vítima foi estrangulada a golpes de facão.” (uma nova modalidade de estrangulamento) O DIA.

“Os nossos leitores nos desculparão por esse erro indesculpável.” (De modo algum!) – O GLOBO.

“No corredor do hospital psiquiátrico os doentes corriam como loucos.” (naturalmente… O DIA.

“Ela contraiu a doença na época que ainda estava viva.” (Jura?) JORNAL DO BRASIL.

“Parece que ela foi morta pelo seu assassino.” (Não diga!) – EXTRA

“O acidente foi no triste e célebre Retângulo das Bermudas.” (Gente, até ontem era um triângulo! Qualquer dia vira o Círculo das Bermudas…) EXTRA.

“O velho reformado, antes de apertar o pescoço da mulher até a morte, se suicidou.” (Seria a volta dos mortos-vivos?) – O DIA

“A polícia e a justiça são as duas mãos de um mesmo braço.” (Que aberração!) – EXTRA.

“Depois de algum tempo, a água corrente foi instalada no cemitério, para a satisfação dos habitantes.” (Água no além para purificar as almas…) JORNAL DO BRASIL.

“O aumento do desemprego foi de 0% em novembro.” (Onde vamos parar desse jeito?).

“O presidente de honra é um jovem septuagenário de 81 anos.” (Quanta confusão!).

“Quatro hectares de trigo foram queimados. A princípio, trata-se de um incêndio.” (Ah, bom! achei que fosse um churrasco!)

“Na chegada da polícia, o cadáver se encontrava rigorosamente imóvel.”(Viu como ele é disciplinado?).

“O cadáver foi encontrado morto dentro do carro.” (Sem comentários).

“Prefeito de interior vai dormir bem, e acorda morto.” (acorda?).

O excesso de informação em nosso mundo está revolucionando a Comunicação humana. E vocês notam isso: a quantidade trabalhando em detrimento da qualidade. Todas as pessoas que escrevem em jornais e revistas, e que falam nas rádios e nas TVs têm uma grande responsabilidade sobre o que escrevem e o que dizem. Estejamos atentos.

Na próxima semana iniciam-se as gravações do programa Mestre-Cuca, apresentado pelo amigo “Chef” Allan Vila Espejo. Vocês, que apreciam uma boa culinária, podem assistir a deliciosas receitas inéditas. Como sempre, às 19h15m pela Rede Mulher de TV, canal 9. Lá estarei todos os dias, com o quadro “Teste o seu Português”, apresentando a forma correta e/ou adequada do uso de algumas expressões de nossa Língua.

Espero que vocês prestigiem e façam os seus comentários – celp@terra.com.br.

Se vocês são ligados na Internet, pode ler essa nossa coluna ou até mesmo recomendar para algum amigo. Acesse o portal www.vipmaster.com.br. Lá também estamos presentes todas as semanas. Detalhe: nesse portal vocês podem conhecer todos os restaurantes do “Chef” Allan, bem como suas receitas e outras “coisitas” mais.

Mais uma vez, feliz 2005 para todos os apreciadores da coluna.

Procuremos viver intensamente o momento presente. É só e é tudo o que temos em nossas mãos.

Até a próxima semana.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura decreta situação de emergência em razão da estiagem de mais de 6 meses

Avança ampliação em unidade de saúde no Jardim Indaiá

Araraquara debate Saúde Mental em palestras e debates no campus da Unesp

Na APV, vôlei feminino sub-21 derrota São Carlos em casa

Alerta da Defesa Civil!

CATEGORIAS