Bom dia. Hoje enfocarei uma nobre arte, que faz parte de nossa cultura: a dança. Quando temos a oportunidade de assistir a um espetáculo de dança, transportamo-nos para um mundo de fantasias e de sonhos. A música embala-nos e o ritmo sugere-nos aqueles corpos esguios, repletos de saúde e torna-nos quase um deles. Quero apresentar a vocês o Grupo Espiral, formado por jovens, que terão na dança um futuro brilhante. Pode ser que qualquer dia desses, eles venham a Araraquara, brindar-nos com sua arte.
O Espiral Grupo de Dança surge no meio artístico em 1999, com a iniciativa e o ímpeto de alunos do curso de dança da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), objetivando levar a público o trabalho e a paixão pela arte.
Sem se fixar em modelos consagrados, o Espiral Grupo de Dança começou a pesquisar uma linguagem própria, através de trabalhos experimentais, livres de regras acadêmicas, valendo-se dos múltiplos intercâmbios da arte contemporânea, para desenvolver um vocabulário sofisticado, próprio, capaz de provocar ressonâncias imediatas nas platéias.
A base de trabalho é vivenciar o processo de montagem coreográfica, produção e criação de espetáculos e trabalho em grupo, inter-relacionando a experiência acadêmica e de palco às suas vivências, para o desenvolvimento de uma linguagem própria e próxima dos espectadores. O grupo tenta trazer, à tona, o fazer artístico.
Montagem de Espetáculo:
:: Teatro Municipal – Mococa – outubro de 2002
:: Teatro Municipal Cacilda Becker – Piraçununga setembro de 2002
:: Centro de Convivência Cultural – Campinas – Agosto de 2002
:: Instituto de Artes da UNICAMP – Agosto de 2002
:: Teatro da Urca – Poços de Caldas – Maio de 2002
:: Espaço Cultural Center Ville – Campinas – Outubro de 2001
:: Semana Cultural USP – Piraçununga – Setembro de 1999
Premiações:
:: 1° Lugar Solo Livre Profissional – Master de Dança de São Paulo/ SP – Outubro de 2002 – Intérprete e Coreógrafa
:: Melhor Trabalho Coreográfico – VI Festival de Inverno de Danças de SP – Julho de 2002 – Intérprete e Coreógrafa
:: 2º Lugar Solo Livre Profissional – V Festival de Inverno de Danças de SP – Julho de 2001 – Intérprete e Coreógrafa
:: 3º Lugar Solo Livre Adulto I – Passo de Arte – Santos/SP – Julho 2001 – Intérprete e Coreógrafa
:: 2º Lugar Duo Livre Adulto II – Festival de Dança de Ribeirão Preto – Junho de 1999 – Intérprete e Coreógrafa
Fazendo um resumo de todo o seu trabalho, o Espiral Grupo de Dança traz ao público a sua mais recente produção: "Eu Quem É…".
O espetáculo tem como tema a busca da auto-imagem. A escolha do tema e a construção das personagens surgiu, através do resgate emocional das intérpretes e demais integrantes do grupo. Por envolver a busca incessante do "eu" na procura de soluções, o tema traz à tona um questionamento de formato universal.
O espetáculo denominado "Eu Quem É…" tem por objetivo proporcionar ao público contribuições de cunho cultural e artístico, levando a reflexões pessoais, que busquem atingir a parte sensível de cada pessoa.
O grupo acredita no papel transformador da arte e em sua capacidade de contribuir para a sociedade, através de projetos comunitários.
Tendo seus artistas já vinculados a projetos sociais na cidade de Campinas, pretende integrar o projeto "Eu Quem É…" a estes trabalhos, realizando oficinas de expressão corporal, palestras e apresentações abertas junto a comunidades carentes. Acreditamos estar, assim, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento social do país.
Direção: Ana Paula Port
Intérpretes / Criadores: Ana Paula Port e Janaína Siqueira
Operador de Luz: João Polo / David Chinellato
Operador de Som: Daniel Chinellato
Fotógrafos: Roberto Berton / Ney Nery
Produtor Executivo: Bruno Cipriano
Assistência Jurídica: Jorge Miler Filho
Assistência de Produção: Rickey Chaman / Marcelo Lacerda
Quem é Ana Paula Port:
Iniciou seus estudos em dança na Escola Artístico-Cultural de Piraçununga, onde concluiu o curso técnico em 1994. Integrou o grupo Rama, de 1991 a 1996, trabalhando com Rubén Terranova.
Ao entrar na faculdade de Psicologia da PUC de Campinas, em 1995, deu início a seus estudos terapêuticos em relação à dança. Em seguida, como aluna do curso de Dança na UNICAMP, trabalhou com Ângela Nolf, Júlia Ziviane, Eusébio Lobo, Joana Lopes, Lúcia Lee e Holly Cavrell, entre outros.
Fazendo algumas parcerias na Universidade, fundou o Espiral Grupo de Dança e concluiu seu curso em 2001. Após iniciar um trabalho no Centro Boldrini e concluindo sua pós-graduacão em arte-terapia, hoje desenvolve seu trabalho nessa área.
Se desejar conhecer mais sobre o Grupo Esperial visite o site: www.grupoespiral.kit.net
Se desejam falar sobre qualquer assunto relativo à cultura, ou até mesmo sobre Língua Portuguesa, mandem o seu e-mail celp@terra.com.br
Até a próxima semana.
Profª Teresinha Bellote Chaman