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A Cultura em Diálogo

Profª Teresinha Bellote Chaman (*)

Bom dia. Vamos testar o seu conhecimento em Língua Portuguesa ? Você, jovem, a Senhora, o Senhor, mostrem também que são capazes… ou pelo menos que se lembram da matéria. Língua Portuguesa, a matéria mais importante (ou pelo menos deveria ser) do nosso país.

"Teste o seu Português": se tiver dúvidas celp@terra.com.br – CELP CENTRO DE ESTUDOS DA LÍNGUA PORTUGUESA.

01 – Localize o erro de acentuação gráfica:

a ( ) A Siol apresenta óleo de soja refinado Pacaembu.

b ( ) A Siol apresenta óleo de soja refinado Pacaembú.

02 – Identifique os erros de acentuação gráfica:

a ( ) Talharim "De", com presunto de perú e azeitonas… hum, que delicia.

b ( ) Talharim "De", com presunto de peru e azeitonas… hum, que delícia.

03 – Bom gosto ou bom-gosto ? Com ou sem hífen???

a ( ) Araraquarense de bom gosto conhece "Bella Donna".

b ( ) Araraquarense de bom-gosto conhece "Bella Donna".

04 – Em culinária, a expressão "al dente" significa:

a ( ) Cozinhar o macarrão mantendo-o ainda durinho?

b ( ) Cozinhar o macarrão e deixá-lo molinho, bem cozido?

05 – Identifique se há erro: Lipídeos / Lipídios

a ( ) Maionese Veneza é leve, tem menos colesterol e lipídeos.

b ( ) Maionese Veneza é leve, tem menos colesterol e lipídios.

b ( ) Siol, a unica a oferecer toda a sua linha de maioneses, em baldes de 3 kg

No final da coluna, vocês encontrarão as respostas, mas tenho a certeza de que somente irão consultá-las depois de respondê-las.

A Propaganda é necessária?

Para que existe a propaganda e por que ela tem que de ser persuasiva? Por que os anunciantes não informam, simplesmente, os consumidores sobre a disponibilidade e o preço da mercadoria, e os deixam resolver se compram ou não? A resposta às duas questões está nas condições sociais que tornam a propaganda possível e nas quais se efetua o consumo.

Na medida em que o aparelho de produção de uma sociedade não esteja suficientemente desenvolvido, para satisfazer mais que as meras necessidades materiais de sua população, é claro que não há lugar para a propaganda.

Para que esta tenha algum sentido, pelo menos um segmento da população terá de viver acima do nível de subsistência: no momento em que isso acontece, os produtores de bens materialmente “desnecessários” devem fazer alguma coisa, para que as pessoas queiram adquiri-los. No entanto, a propaganda não se limita a ser uma atividade de promoção de vendas- por exemplo, não é venda de porta- a- porta, o que aponta para a segunda precondição da propaganda: a existência de um mercado de massa e de meios de comunicação para chegar até ele.

Na Grã- Bretanha, o surgimento de uma classe média relativamente grande, alfabetizada, no começo do século XVIII, criou as precondições para a existência da propaganda no sentido moderno. Os anúncios dessa época eram dirigidos aos fregueses dos cafés, onde se liam revistas e jornais, e, o que é significativo, os produtos anunciados eram “supérfluos”, como café, chá, livros, perucas, poções, cosméticos, espetáculos e concertos, bem como bilhetes de loteria.

A propaganda só conheceu uma verdadeira expansão, contudo, no final do século XIX. A tecnologia e as técnicas de produção em massa já tinham atingido um nível de desenvolvimento, em que o maior número de empresas produzia mercadorias de qualidade mais ou menos igual a preços mais ou menos iguais. Com isso, veio a superprodução e a sub-demanda, tornando-se necessário estimular o mercado de modo que a técnica publicitária mudou da proclamação para a persuasão. Ao mesmo tempo, a alfabetização se alastrara mais e o primeiro jornal a ter boa parte da sua renda derivada da Publicidade, o Daily Mail, foi lançado nesse período (em 1896; ver British Press, 1976:3). Por fim, nos últimos anos do século passado, a propaganda se tornou uma área profissional definida, com a fundação das primeiras agências.

O contexto social e institucional em que se situa a propaganda, nos dias de hoje, definiu-se, portanto, no início do século atual: mercadorias produzidas em massa, mercado de massa atingido através de publicações de massa, cuja fonte de renda mais importante é a propaganda, bem como uma indústria da propaganda responsável por todas as grandes contas.

A novidade mais importante do nosso século, não há dúvida, foi o advento de um novo veículo publicitário, a televisão, coincidindo na Europa como surto econômico do pós guerra, iniciado na década de 50. Esses dois fatores determinaram a expansão da atividade publicitária e foram, por sua vez, favorecidos por ela: na Grã- Bretanha, as despesas com propaganda aumentaram de 0,9% do Produto Interno Bruto, em 1952, para 1,4% em 1960, ou de 1,2% para 1,9% da despesa total dos consumidores.

Crítica feita pelas alunas da 8ª séria A (EE Pedro José Neto): “É difícil falar quais são as necessidades mais importantes, mas podemos dizer que ao consumir bens, estamos satisfazendo ao mesmo tempo necessidades materiais e sociais. Os vários grupos sociais identificam-se por suas atitudes, maneiras, jeito de falar e vestir. Assim, os objetos que usamos e consumimos mostram o tipo de pessoa que somos ou que gostaríamos de ser.”

Mais uma vez quero agradecer às minhas queridas alunas: Natalia Rogatti Vaz, Jaqueline Elen Campioni e Monique Maine pelo empenho em apresentar tão bela matéria.

Lembrem-se: todos os dias, às 19h, estou na Rede Mulher, no quadro "Teste o seu Português", programa Mestre-Cuca.

E agora, uma outra novidade: fui convidada a ser "senhora" propaganda do SBT, aqui para a região de Ribeirão Preto. Todos os dias (diversas vezes), falo do desenvolvimento de nossa região ao mercado publicitário.

Foi uma bela produção da Icthus, sob a direção do publicitário Antônio Fernando Borges Lordello e sua equipe. Parabéns a todos.

Resposta

01 – Pacaembu não deve levar acento gráfico, porque é oxítona terminada em u, antecedido por consoante (b).

02 – Peru (sem acento gráfico no u, porque é oxítona terminada em u, antecedido por consoante)

Delícia (paroxítona terminada em ditongo crescente).

03 – Bom-gosto (com hífen)

04 – Manter o macarrão cozido até ao ponto em que ainda apresenta algo da consistência de quando cru.

05 – as duas formas são corretas.

Até a próxima semana, faça contato celp@terra.com.br

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