A Cultura em Diálogo

"Frágil e bela, a vida é uma obra de arte que a cada dia carece ser retocada, com o pincel do coração".

Bom dia. Nesse último final de semana (domingo 13/03), estivemos mais uma vez no Clube Náutico, prestigiando a 33ª etapa da travessia da represa, com nadadores de toda a nossa região. Foi mais uma vez um espetáculo maravilhoso, onde pudemos observar o vigor, a força e a determinação de atletas que mostraram, todos, sem exceção, um espírito de vida e competição.

Eram, entre homens e mulheres, mais ou menos uns 300 competidores. Às 10h em ponto, saiu a primeira bateria com todos os homens. Aí começaram as emoções. À distância a ser percorrida era de 1100 metros, em uma água gelada, de fundo negro como a noite. Aproximadamente 180 homens, rapazes e meninos, nadando em busca de vitória… superação… competição ou de chegar… simplesmente chegar. E foi assim que um a um foi completando a sua participação. Em aproximadamente 11 minutos, chegou o primeiro atleta. Logo em seguida, mais um… mais um… outro… e mais outro.

Quatro fatos merecem ser destacados: 99% dos atletas já haviam chegado e cada um à sua maneira comemoravam, no mínimo, a participação. Neste momento, lá longe, bem longe, talvez 500 metros, vinha um nadador, o último, com certeza.

Era o Sr. Acarini, com 66 anos de idade. Devagar, bem devagar, mas com toda a sua força, com toda a sua determinação. Foi emocionante assistir à sua chegada. Faltando uns 100 metros, o "velho" Orselli (é assim que ele gosta de ser chamado entre os seus atletas), mergulhou, ficou ao lado do Sr. Acarini, querendo saber como ele estava. Talvez ele tenha dito.

Acarini, se quiser pode parar, você já fez a sua parte.

Ele, nem deu bola, acenou com a cabeça e continuou até o final.

Foi simplesmente lindo e emocionante.

O segundo momento foi ver a chegada dos deficientes físicos, que são treinados com carinho e obstinação pelo "velho" Orselli. Aliás, o técnico Orselli é o único que executa trabalho com deficientes em toda a nossa região.

Você viu acima a foto do Orselli (ao centro, de óculos escuros) e de alguns de seus atletas.

O terceiro ponto mais importante foi a premiação. As categorias, se bem me lembro, chegaram a 15. E aí estava a diferença: em cada uma delas ou em primeiro, ou em segundo, ou mesmo em terceiro lugar, sempre, sempre havia um atleta do Melusa. Clube esse em que o seu treinador é ninguém mais, ninguém menos que o Orselli.

E o meu quarto e ponto maior, foi ver o Pedro, competindo com vários outros atletas de sua categoria, chegando em terceiro lugar. Eu não esperava nada, além de uma simples participação. Já seria um prêmio, visto que fico morrendo de medo, cada vez que o Pedro participa dessa travessia. Confira na foto abaixo: o Pedro é o moreno mais "fortinho".

Além de uma bela manhã de domingo, acho que as pessoas que lá estavam aprenderam algumas boas lições de vida, competição sadia e amor ao esporte.

Parabéns a todos os organizadores, em especial ao assessor de imprensa do Náutico, Osnei Montanari.

Por fim, antes da premiação das mulheres, tive de me ausentar, pois tinha um compromisso de almoço familiar, mas obtive informações. Não foi diferente, só deu Melusa.

Mais uma vez parabéns Neusa e Orselli. Há algum tempo lembro-me de que enviei um recado a esse casal. Não me recordo do teor exato: "Neusa e Orselli, vocês sabem acreditar nas pessoas e dão exemplo de determinação, trabalho e união. Como vocês são GRANDES".

Para terminar e atendendo a pedidos, um pouco de "Teste o seu Português". Continuamos firmes e fortes com a mão amiga do "Chef" Allan Vila Espejo e o apoio de empresas que dão valor à nossa inculta e bela: Alimentos Castelo, Arroz Pilecco, Fuchs Gerwürze, Massas Arosa e Conservas Olé.

A reposta você já sabe, assistindo ao programa você fica sabendo.

1 – Complete com as formas dicionarizadas:

Fernandinho é um rapaz __________ e muito ___________. Um verdadeiro boneco.

a ( ) granfino -asceado;

b ( ) grã-fino – asseado;

c ( ) grãfino – aciado;

2 – Divagar e devagar. Utilize as expressões na frase abaixo.

– Juca, vá ___________, preste atenção e não vá __________ na hora de sua prova.

3 – Qual das três opções está absolutamente certa?

Salim era um __________, vivia em um _________, tocando ________.

a ( ) hereje – aren – arpa;

b ( ) herege – harém – harpa;

c ( ) erege – arém – harpa.

4 – Eu sempre passo ____________ nos meus pés, após o banho.

a ( ) pedra-pume;

b ( ) pedrapumis;

c ( ) pedra-pomes.

5 – Allan, os funcionários de seus restaurantes não têm ________ de você. Todos acham que você é um camarada ______________.

a ( ) queixabenfazejo;

b ( ) queichabem-fazejo;

c ( ) quexabenfazeju;

d( ) quechabem-fazeju.

Continuem prestigiando o programa Mestre-Cuca. Ele vai ao ar de segunda a sexta-feira, sempre às 19h15m, pela Rede Mulher de TV. Aqui em Araraquara e em nossa região é no canal 9.

Hoje quero encerrar com uma frase. Acredito tenha tudo a ver com o casal que fiz questão de citar nessa matéria: o "velho" Orselli e sua amada Neusa.

"Quem quiser ter saúde no corpo, procure tê-la na mente e no coração".

Estas duas saúdes é o que não lhes falta.

Até a próxima semana – celp@terra.com.br

Profª Teresinha Bellote Chaman

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Para não errar o voto: treinar antes e levar a colinha no dia da eleição

Quem vai à COP-29?

A crescente judicialização da saúde tem solução?

FIDA abre inscrições para as oficinas da programação de ações formativas

FIDA – Festival Internacional de Dança de Araraquara começa a semana que vem (dia 19)

CATEGORIAS