Com certeza sim, apesar de poucos falarem, todos sentem.
Não são as rugas, o caminhar mais lento e nem mesmo a solidão, mas sim o medo de perder um corpo que não responde mais. Por exemplo, não mais sair da cama ou ir ao banheiro sem precisar de ajuda.
O DEPENDER
Às vezes o idoso, acorda na madrugada, e pensa consigo ‘o que vai acontecer, se um dia não conseguir sozinho, porquê minhas mãos tremem, minhas pernas já não obedecem, minha mente vai embora por algum tempo, e eu esquecer os nomes e feições?’
Pode ter certeza, não é pena que o idoso quer, e sim respeito. O corpo um dia pode desistir, mas a alma continua bem acordada. O idoso não deixa de ser digno, nem corajoso, mesmo tendo um corpo que não possa mais se mover como antes.
Quem tem um pouco de sentimento sente dor ao ver os velhos sendo tratados como fardo, como crianças rejeitadas e visto como alguém que só dá trabalho. É assustador: não só depender, mas ser visto como alguém que virou fardo para família e preocupação.
CONSELHO
Por isso, enquanto puder, mexa-se, faça seu café, sua cama, enxugue as lágrimas, não aceite compaixão e sim amor e respeito, porque pode ser velho (não um dia ficarão), mas vazio jamais!
Para aqueles que tem um ou mais idoso em sua casa: não esqueça, se não morrer antes, também ficará velho.
Foto Ilustrativa Freepik