Saúde na Praça oferece atividades em 32 bairros de Araraquara

0
409

Programa atende mais de 1.100 alunos em oito modalidades, com 111 aulas semanais

Após a interrupção de suas atividades por conta da pandemia da Covid-19, o projeto Saúde na Praça vem aos poucos retomando todas as suas modalidades e o sucesso já é notado na procura dos alunos. No momento, são 111 aulas semanais de oito modalidades em 70 pontos de 32 bairros de Araraquara. O projeto atende 1.100 inscritos, segundo o último levantamento, que ainda não conta com os alunos das modalidades de yoga e Tai Chi Chuan, que foram retomadas há pouco tempo. O projeto abrange pessoas com idade a partir de 17 anos, porém procura atender preferencialmente a terceira idade.
Bruno Marcos Castilho de Castro, gestor do projeto, falou sobre o momento de ampliação do programa. “O projeto Saúde na praça vem oferecendo à população de Araraquara a oportunidade de realizar exercícios físicos variados, gratuitos, com profissionais qualificados em vários bairros da cidade. Com esse objetivo, estamos ampliando nossas modalidades, com a inclusão do Tai Chi Chuan e Yoga, além da retomada da hidroginástica”, explica.
No momento, a modalidade que mais conta com pontos de prática na cidade é a ginástica geral, com 25 polos localizados no Carmo, Hortências, Meninão, Sabsa, São Geraldo, Jardim Imperador, Jardim Selmi Dei 2, Jardim Santana, Jardim América (Tom Zé), Lar São Francisco, Jardim Marivan, Jardim Brasília, Jardim Maria Luíza, Jardim Del Rei, Jardim Martinez, Jardim Botânico, Jardim Pinheiros, Parque Infantil, Ferroviária (Sala de Judô), USF Jardim Laranjeiras 1, USF Jardim Laranjeiras 2, Jardim Indaiá, Jardim Paraíso, Centro Dia e CEAR (Ginásio Gilberto Maestrelli).
A zumba também possui forte adesão na cidade, com 19 pontos no Jardim América (Tom Zé), Jardim Brasília, Vila Melhado, Yolanda Ópice, Jardim Botânico, Jardim Indaiá, Parque Infantil, Selmi Dei, Assentamento Bela Vista, Jardim Paulistano, USF Jardim Laranjeiras 2, Jardim Martinez, Meninão, Assentamento Monte Alegre, Jardim Paraíso, USF Altos de Pinheiros, Jardim Imperador, Residencial Alamedas e Cecap.
A yoga possui 11 polos: Casa de Acolhida “Assad Kan”, CRAS Vale do Sol, Centro de Referência Afro “Mestre Jorge”, Centro de Referência da Mulher, CRAS CECAP, CRAS Yolanda Ópice, CRAS Jardim Cruzeiro do Sul, CRAS Jardim Hortências, CRAS Parque São Paulo, Vila Dignidade e Recanto Feliz.
A ginástica laboral conta com seis locais de prática e atende a Secretaria de Meio Ambiente, Coordenadoria de Trânsito, Gestão e Fiscalização de Trânsito, Prefeitura, SESMT e Recursos Humanos. O Lian Gong é oferecido em cinco polos: Vila Melhado, Jardim Botânico, Jardim Paulistano e Praça Pedro de Toledo. Já o Tai Chi Chuan é oferecido no Residencial Alamedas, Parque São Paulo e CEAR (Ginásio Gilberto Maestrelli). A ginástica artística para idosos é oferecida no CEAR (Ginásio Gilberto Maestrelli), enquanto as aulas de hidroginástica serão retomadas nos próximos dias no Clube da Engenharia.
Mais informações sobre o projeto Saúde na Praça podem ser obtidas pelo telefone (16) 3303-2708.

SAÚDE NA PRAÇA ONLINE

Além das atividades presenciais, o programa Saúde na Praça oferece aulas em vídeos que podem ser conferidas no canal da Prefeitura de Araraquara no Youtube. As aulas são postadas todas às segundas-feiras, às 8 horas, ministradas pelo professor Luís Roberto Miranda, orientador físico da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Araraquara.
O serviço visa levar às pessoas dicas sobre saúde e recomendações sobre atividade física, com objetivo de complementar o atendimento presencial e atender as pessoas que não conseguem participar destas aulas, com o intuito de promover o aumento da atividade física diária e estilo de vida saudável da população de Araraquara.

(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.