(*) JOSÉ RENATO NALINI
As aulas presenciais… serão viáveis? A vacinação caminha a passos lentos e a contaminação é supersônica. É hora de investir em educadores high-tech. A tecnologia acessível pela internet veio para ficar. Só que muitos não sabem o que fazer com ela. Os governos têm de propiciar a seus professores o manejo e a desenvoltura com as tecnologias. Há um universo de conhecimento à disposição.
Milhões de livros, textos, figuras, filmes, músicas, tudo para ajudar a criançada a se interessar por pesquisa. O professor precisa ser indutor da curiosidade. Um orientador das melhores buscas. Alguém que incentive cada vocação, a juventude precisa saber que não haverá empregos, naquela visão antiga que era a de nossos pais.
REINVENTAR
Um excelente caminho é redescobrir a natureza. Ela tem sido maltratada e até eliminada. Mas sem ela, não sobreviveremos. Quem cuidar do verde, da água, da biodiversidade, terá seu futuro garantido neste século 21 que é o derradeiro para que a humanidade se convença de que tem trilhado um caminho equivocado.