GEPOL

0
2211

PROTAGONISTA DA HISTÓRIA

PROFESSORA INAYÁ BITTENCOURT E SILVA

Araraquara e região conhecem ou, pelo menos, ouviram falar da Professora Inayá Bittencourt e Silva. Caçula de uma família de três irmãs, dedicou sua vida ao magistério. Filha de Dona Hilda Perez Bittencourt, que tinha padaria na Rua Nove de Julho, esquina com Avenida Barroso (onde hoje há o estacionamento do neto Ricardo, filho de Inayá). Dona Hilda era famosa pelas Broinhas de Fubá que faziam em sua padaria. Memórias afetivas deliciosas.

O JA fica especialmente envaidecido de fazer destaque da professora. É que Inayá era especialmente querida e admirada pelo nosso saudoso Geraldo Polezze. Inayá conta um pouco de sua história.

Como surgiu a profissão de professora?

“Na realidade, acredito que minha carreira teve início, de fato, quando brincava de casinha com minhas amigas, de mesma idade. Eu já as corrigia quando falavam alguma coisa que eu considerava que não era correto. Mas sempre de modo delicado, brincando, sem exageros.

Embora tenha sido uma experiência relativamente curta, também serviu para eu me corrigir em algumas atitudes.”

Quais os cargos em sua carreira?

“Os cargos por mim ocupados foram todos ligados ao exercício do Magistério. O primeiro deles foi como estagiária. Frequentava uma escola, em uma situação de estagiária para assistir e conhecer o processo de ensino e obter o aprendizado prático para lecionar. O seguinte foi o de professora, que, embora me agradasse, também me preocupava, pelo fato de lecionar matemática, que nunca se mostrou fácil para todos os alunos. Mas esta dificuldade me levou a fazer um novo Curso Superior: o de Matemática, pensando em conseguir explicações que fossem melhor entendidas.

Continuei lecionando em várias escolas de Araraquara e Região. Mas aquelas em que mais permaneci foram o Colégio Progresso e Ginásio São Bento. Foi esta última escola que me proporcionou a oportunidade de lecionar na Uniara. Dei aula também na Universidade Mackenzie de São Paulo e na UNESP em Araraquara e fui diretora do IEBA por um bom tempo.”

Participação na ditadura como foi?

“Durante a Ditadura, procurávamos esclarecer as perguntas constantemente formuladas. Na incapacidade de falar sobre um possível resultado, na condição de presidente da União Cívica Feminina, tentávamos explicar os fatos apresentados pela imprensa e os nossos esforços para que tivéssemos efeitos positivos. Sempre reforçando a importância da condição de patriotismo.”

O ensino mudou muito?

“Acredito que aconteceram algumas conquistas importantes, relativas à grande variedade de cursos que foram criados em várias cidades, facilitando o acesso aos candidatos das várias regiões.

Finalizando, agradeço a oportunidade de me manifestar. Espero ter correspondido às expectativas.”

Não, professora, nós que agradecemos a simpatia e disponibilidade desses registros tão importantes.

Luigi Polezze

DESATIVADO

O município fechou o hospital de Campanha que foi usado para atender a pandemia e, em seguida, atendeu doentes de dengue. Ambas as doenças diminuíram. Todos os equipamentos estão sendo distribuídos para outros locais de atendimento à saúde.
A pergunta é: o que vão fazer com o prédio?
Questionamos o Executivo, mas não obtivemos resposta até o fechamento da edição.

ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS

Neste sábado (9), no Supermercado Sempre Vale da rua 12 esquina com a Av. 15 de Novembro (bairro do Carmo), das 8 às 17h, a Ordem Demolay irá realizar campanha solidária para arrecadação de alimentos não perecíveis para o Asilo São Francisco.
Não deixem de colaborar. É por uma boa causa.

PROBLEMA SOLUCIONADO

Atendendo a pedidos, o Jornal de Araraquara foi até o Damha 2 (aproximadamente 15 dias atrás), pois havia reclamação de vazamento de água bem em frente a uma das rotatórias da rua Julieta Crusca de Jesus.
Nesta quarta-feira (6), voltamos ao local e pudemos constatar que o vazamento foi eliminado.
Os moradores agradecem ao DAAE.

PONTE DOS MACHADOS

Muitas pessoas, não só de Araraquara, usam da Ponte dos Machados. Pois bem, estão cansados de esperar a conclusão da obra.
Questionamos o Executivo Araraquarense sobre o término dela. A resposta até o fechamento da edição não foi passada para redação do JA.

Quem nos acompanhou até aqui tenha um excelente final de semana e até a próxima, se Deus assim o permitir.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.