Ação conscientizou colaboradores e visitantes sobre a importância da doação regular, contribuindo para a captação de novos doadores para o hemocentro
Em alusão ao Junho Vermelho, mês dedicado à conscientização sobre a importância da doação de sangue, a Santa Casa de Misericórdia de Araraquara, através da agência transfusional da instituição, promoveu, no dia 17 de junho, uma ação de sensibilização voltada aos colaboradores e visitantes.
A iniciativa contou com a participação de profissionais de todos os turnos e teve como objetivo reforçar a necessidade de manter os estoques de sangue em níveis adequados durante um período em que as doações costumam apresentar queda significativa.
Durante os meses mais frios do ano, aliados ao período de férias e ao aumento dos casos de doenças respiratórias, é comum que os hemocentros registrem redução no número de doadores. Como consequência, os estoques podem atingir níveis críticos, comprometendo o abastecimento das agências transfusionais e impactando diretamente pacientes que dependem de transfusões sanguíneas para tratamentos de diversas patologias e para a realização de procedimentos cirúrgicos.
Com foco na conscientização e no incentivo à solidariedade, a campanha destacou a importância de ser um doador regular de sangue. Além das orientações fornecidas aos participantes, foi realizada a captação de potenciais doadores por meio de uma lista de interessados. Os nomes coletados foram encaminhados ao Hemonúcleo, responsável por realizar o contato e o agendamento das doações.
A mobilização reforçou o compromisso da instituição com a promoção da saúde e da cidadania, estimulando a participação ativa dos colaboradores em uma causa que pode salvar vidas. Cada doação tem potencial para beneficiar diversas pessoas e contribuir para a manutenção dos estoques necessários ao atendimento da população.
(Santa Casa de Misericórdia de Araraquara)