“2º MAPA na escola”: curso de formação de professores está com inscrições abertas

0
226

Interessados podem se inscrever online até o próximo dia 12 de janeiro, atividades serão realizadas aos sábados, de 13 de janeiro a 24 de fevereiro

A Fundação Araporã, em parceria com o MAPA – Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara, oferece o curso gratuito “2º MAPA na escola: curso de formação de professores”. As inscrições online seguem até 12 de janeiro, sendo o curso realizado aos sábados, no período de 13 de janeiro a 24 de fevereiro.

“2º MAPA na escola” tem o objetivo de dialogar com docentes do município de Araraquara sobre patrimônio cultural, museologia, arqueologia e paleontologia. O projeto apresenta o patrimônio cultural e as temáticas desenvolvidas no MAPA, refletindo sobre as conexões do museu com as escolas e, também, constrói de forma colaborativa, propostas para ações educativas que aconteçam tanto no museu quanto na escola.

O curso faz parte do projeto “Programa de Ação Educativa do Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara”, financiado via Programa de Ação Cultural (ProAC). O curso está com inscrições abertas até 12 de janeiro por meio do link: http://bit.ly/professoresarapora e haverá emissão de certificado para participantes.

ATIVIDADES

O curso tem o formato híbrido e mescla encontros online e presenciais no MAPA. As atividades serão realizadas aos sábados, de 13 de janeiro a 24 de fevereiro, das 9h às 12h, com envio do certificado a partir de 27 de fevereiro.

O primeiro encontro, 13 de janeiro, será online com o tema “Patrimônio cultural: história, conceitos e legislação”, sob comando de Débora de Souza Simões; no dia 20 de janeiro a atividade será presencial: “Apresentando o MAPA”, com Natália Carvalho de Oliveira Checchi; ainda em janeiro, no dia 27, Robson Rodrigues apresenta de forma presencial “Arqueologia e as histórias indígenas dos Campos de Araraquara”.

Em fevereiro, as atividades seguem com: “Paleontologia e as calçadas cretácicas de Araraquara”, no dia 03, de forma presencial com Marcelo Adorna; no dia 17 é a vez de “Educação para patrimônio cultural”, de modo online com Letícia Ribeiro; a última atividade, no dia 24, será online e contará com a entrega de uma atividade educativa, com coordenação de Débora de Souza Simões e Natália Carvalho de Oliveira Checchi.

Vale destacar que, além do curso de formação de professores, o projeto conta com mais duas ações que implicam: o oferecimento de um curso de formação de formadores em mediação voltado para os funcionários do MAPA e da Prefeitura de Araraquara; e também a produção de kits educativos que ficarão disponíveis no MAPA para a realização de atividades nas dependências do museu e nas salas de aula.

Toda a programação é gratuita.

(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.