12 mil mudas na Chácara Flora

A Coordenadoria Municipal de Meio Ambiente está batalhando para o plantio de mudas nativas na Chácara Flora. Uma equipe de engenheiros do Departamento de Ciências Biológicas da Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz, de Piracicaba, elaborou um projeto para a restauração florestal de cerca de cinco hectares, que vem sendo implantado com o patrocínio da Gás Brasiliano GDB.

A Gás Brasiliano GDB se encarregará do plantio e dos cuidados necessários para o desenvolvimento das espécies. Serão plantadas, aproximadamente, 12 mil árvores nativas de diversas espécies. A empresa terá um custo de, aproximadamente, 25 mil reais com o projeto de reflorestamento.

Almir Zancul, coordenador municipal do Meio Ambiente, explica que a maior parte da área é ocupada por pasto abandonado, que apresenta alguns indícios de regeneração natural. “No local, existe uma lagoa, ao redor da qual a mata ciliar encontra-se razoavelmente preservada. A lagoa recebe a água da nascente de um dos rios que compõe a bacia do ribeirão das Cruzes e a represa de captação do DAAE (Departamento Autônomo de Água e Esgotos). É, pois, de fundamental importância que se faça a recuperação ambiental da área, através do plantio de espécies nativas.”

Segundo o coordenador, o loteamento Chácara Flora possui cerca de 36 hectares destinados à área verde que, ao longo do tempo, tiveram sua cobertura vegetal desgastada. “Com esse plano, pretende-se recuperar a fisionomia de cerrado, que existia originalmente no local, preservando-se as margens da represa, possibilitando a manutenção da qualidade e do volume da água do rio e oferecendo mais uma área verde para a população”, destaca.

Além do projeto de reflorestamento, a Chácara Flora, região composta, em sua maioria, por chácaras de recreio, receberá uma nova adutora de água ao reservatório do Parque Planalto e uma rede coletora de esgotos, reivindicação do Orçamento Participativo 2002/2003. As melhorias nas redes de água e esgotos são executadas pelo DAAE (Departamento Autônomo de Água e Esgotos) e serão entregues ainda neste ano.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

H.Olhos alerta sobre a importância de diagnosticar e tratar precocemente o estrabismo nas crianças

Ipem-SP realiza “Operação É o Bicho” e autua 25% dos produtos para uso de animais

Embraer abre inscrições para especialização em Software e Ciência de Dados

Ginastas da Fundesport são campeãs em Paulínia

Prorrogadas até dia 31 de outubro as inscrições para alunos novos nos CERs em 2025

CATEGORIAS