04/03: Dia Mundial da Obesidade. Entenda como a doença afeta a saúde do coração

0
88
Foto Ilustrativa Freepik

O dia 4 de março é o Dia Mundial da Obesidade, condição que representa um dos principais fatores de risco para várias doenças não transmissíveis (DNTs), como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, dislipidemia, doença hepática metabólica, AVC e infarto do miocárdio.

Atualmente, segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 800 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com obesidade.

Para o cardiologista Cláudio Catharina do Hospital Icaraí, em Niterói, o sobrepeso vai sobrecarregar o aparelho cardiovascular, elevando o trabalho cardíaco e a pressão arterial.

“Além disso, a obesidade costuma se associar ao diabetes e a problemas nos lipídios, que são danosos às coronárias e aos vasos sanguíneos, assim como à apneia do sono, levando a mais hipertensão e risco de arritmia cardíaca”, alerta o médico.

Catharina lembra que o controle de peso corporal é essencial para se evitar as doenças do coração, aliado à abolição do sedentarismo, a uma alimentação sem açúcar, condimentados e processados, conhecimento e controle da pressão arterial e do colesterol, além de se ter um bom sono e espiritualidade.

“É importante sempre procurar regular o peso, independentemente de sintomas. Pessoas acima do peso estão sob maior risco cardiovascular e de desenvolvimento de diabetes”, alerta o cardiologista.

(Lilian Christine)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.