Fernando Claudio Gonçalves Bazzoli (*)
Logo que as ligações Bueno de Andrada/Silvânia e Silvânia/Matão foram asfaltadas, a Leão & Leão, dona da “Triângulo do Sol”, queria porque queria instalar um pedágio na estrada vicinal. É evidente: a nova ligação asfaltada tornou-se uma opção para quem vai ou vem de Matão, principalmente para os trabalhadores que aqui moram e lá trabalham ou vice-versa. Assim deixariam de pagar um dos pedágios mais caros do Estado de São Paulo, o da Washington Luiz.
O pedágio não foi construído. O Prefeito de Matão era Jayme Gimenez (PMDB), o de Araraquara, Edinho (PT). Coincidentemente, em ambas as cidades, a Leão & Leão venceu, dentro de pouco tempo, a licitação para a limpeza das cidades e o recolhimento do lixo…
Agora, com o troca-troca petista entre o “Galo” (PV) e Salvador Artero Neto (PL), aquele vindo para a Câmara Municipal de Araraquara e este assumindo a Sub-Prefeitura de Bueno de Andrada, que era do “Galo”, porque alguém do PL precisava ser favorecido em troca do voto do único vereador eleito do partido (PL) na Câmara em favor do Executivo municipal. Agora, Artero Neto vem com essa de instalação de um pedágio entre Araraquara e o seu Distrito.
O pior é que agora estão na moda as “audiências públicas”; os vereadores não são mais os representantes do povo. Audiência pública…jeito de arranjar futuros votos, isso sim.
E, numa dessas, encontra-se um antigo e consagrado vereador de Araraquara com o seu sonho dourado de se construir uma ciclovia na estrada que liga as duas localidades… Ora,se fosse para aplicar o dinheiro desse absurdo pedágio, que ele seja da Prefeitura, será que não haveria outra prioridade? Será que a saúde do município vai bem? Será que as ruas de Araraquara parecem um tapete ou estão todas tremendamente esburacadas? Ora, ciclovia?!… Estou quase propondo ao Edinho uma sociedade para instalarmos uma empresa de amortecedores e molas para automóveis…Mas, não se preocupem: em 2008, ano de eleições, os buracos vão ser tampados…
Isso é o que se denomina volúpia pela arrecadação.
“Galo”, por sua vez, diz que por essa estrada passam cerca de 3,5 mil veículos por dia. No caso de pedágio, que “casa da moeda” não? Se passasse apenas um veículo por dia, o pedágio não seria interessante para o poder público, não é? Ou será que não há também interesse pelo “Caixa 2”?
Artero justifica-se dizendo que o orçamento foi reduzido de 593 mil para 506 mil reais. Que enorme redução, não? Governar com bastante dinheiro é muito fácil. Difícil é governar com pouco…
É preciso que termine de uma vez por todas essa “volúpia arrecadativa”. São radares e mais radares. São “azulzinhos” mais “azulzinhos”, metendo a caneta. Onde vamos parar? Logo vamos precisar trocar: vamos dar aos poderes constituídos tudo o que ganhamos trabalhando e em troca vão nos devolver o que lhes pagamos de impostos, taxas, pedágios, multas de trânsito, etc., etc…
Por falar em arrecadação. O dinheiro do IPTU para onde vai?
(*) e-mail:fernandoratoria@uol.com.br