N/A

“Viagem Literária” começa nesta quinta (21) com foco na literatura afro-brasileira

Em sua 17ª edição, programa conta com participação de contadores de histórias e encontros com escritores

O programa “Viagem Literária” realiza a sua 17ª edição neste 2º semestre, levando o universo da literatura brasileira contemporânea a 67 bibliotecas em 66 cidades paulistas. Araraquara é uma das cidades contempladas e, nesta edição, o programa convida o público a mergulhar nas múltiplas vozes que formam a literatura afro-brasileira, com participação de grupos de contadores de histórias e encontros com escritores.

Mais do que uma programação gratuita de eventos, o Viagem Literária transforma bibliotecas em espaços vivos de descoberta, promovendo conexões, debates e a valorização da leitura em toda a comunidade. A programação em Araraquara será realizada na Biblioteca Municipal Mário de Andrade nos dias 21 de agosto e 16 de outubro, com programação gratuita.
A atuação das bibliotecas participantes é essencial para o sucesso do programa. Elas preparam o público, organizam atividades complementares e reforçam a importância da biblioteca pública como um espaço de troca e aprendizado. Nesta oportunidade, o público participa do circuito literário que valoriza a leitura, amplia horizontes e fortalece a presença da biblioteca como ponto de cultura e encontro.

“Viagem Literária” é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com o apoio da Prefeitura de Araraquara por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart.

Atividades

A programação no dia 21 de agosto será realizada às 9h e também às 14h, com Contação de história, sob o comando de Sinara Rúbia, que é educadora, escritora e contadora de histórias.

Sinara atua como pesquisadora em Literatura Infantojuvenil Negra e Contação de Histórias de Inspiração Griô. Como escritora, publicou mais de seis livros infantojuvenis, contribuindo para a literatura e a cultura brasileira. Ainda, é Doutoranda em Bens Culturais e Projetos Sociais da FGV, mestre em Relações Étnico-Raciais e graduada em Letras Português-Literatura.

Já no dia 16 de outubro, será realizado o Encontro com escritores, com Lilia Guerra, às 14h30 e 19 horas.
Lilia Guerra é autora das coletâneas “Perifobia”, finalista do Prêmio Rio de literatura, “Novelas que escrevi para o rádio”, “Crônicas para colorir a cidade”, e dos romances “Rua do Larguinho”, “Amor Avenida” e “O céu para os bastardos”, finalista do Prêmio São Paulo de Literatura.

Contemplada com o Prêmio Carolina Maria de Jesus pelo volume de contos ainda inédito “Cavaco do ofício”, Lilia promove ações que incentivam o hábito da leitura e da escrita em locais mais afastados do centro da cidade de São Paulo.

Vale estacar que o “Viagem Literária”, desde 2008, já alcançou mais de 230 municípios, somando 3.600 ações e impactando mais de 364 mil pessoas.

A Biblioteca Municipal Mário de Andrade está localizada na Rua Carlos Gomes, 1729, no Centro de Araraquara.

SERVIÇO:
Programa “Viagem Literária”
Local: Biblioteca Municipal Mário de Andrade (Rua Carlos Gomes, 1729 – Centro)
Datas: 21 de agosto e 16 de outubro

  • Programação:

21 de agosto
9h e 14h: Contação de história, com Sinara Rúbia

16 de outubro
14h30 e 19h: Encontro com escritores, com Lilia Guerra

Programação gratuita (sem necessidade de inscrição)

(SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA)

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota Oficial à Imprensa

Santa Casa de Misericórdia de Araraquara entrega cestas maternidade às colaboradoras do hospital

Santa Casa de Araraquara realiza capacitação sobre primeiros socorros pediátricos

Defesa Civil estadual alerta para ventos fortes e veranico em São Paulo

Confira as vagas de emprego disponíveis no PAT de Araraquara

CATEGORIAS