Vera Botta (*)
Boas Festas, boas novas, tem esperança no ar
Mais um Natal está chegando. O que esperam os brasileiros de mensagens de paz e amor? Há sinais de esperança no ar. Em todos os cantos, podemos ouvir músicas natalinas e observar os papais noéis que distribuem, além de sorrisos (tristes muitas vezes), balas a adultos e crianças que atrás deles correm. Mais do que uma data para se comemorar à volta de uma mesa bem sortida, é uma época de reflexão. De avaliarmos nossos atos. De pesarmos conquistas. De corrigirmos os rumos. De preservarmos a ética. De não fazermos concessões à corrupção, sob qualquer hipótese.
Estamos no limiar de um novo ano. Novas propostas. Projetos à espera de concretização. Sonhos. Esperança. A estrela que surgiu no horizonte enche nosso povo sofrido de esperança. Estamos perto de realizar a maior festa da democracia jamais vista em nosso país. O metalúrgico que saiu de Garanhuns e viajou 12 dias de pau-de-arara está prestes a assumir a Presidência desse gigante que é o Brasil. E a estrela, símbolo de luz, nos convida à vida.
Lula resgatou a paixão política de nosso povo
Líder carismático surgido no Sindicato dos Metalúrgicos no final da década de 70, Lula vem alimentando o entusiasmo de homens, mulheres, idosos, jovens, crianças e despertando um interesse maior pela política. Lula exumou das cinzas as velhas idéias do sonho e da utopia, trazendo-as de volta à esfera da ação política.
O que comemorar em nossa cidade?
* A experiência bem sucedida de uma cooperativa de reciclagem de lixo que tem gerado concretamente alternativas de trabalho e de renda. E a perspectiva ampliada de serem multiplicadas as cooperativas…
* A descentralização da cultura e a atitude corajosa de mostrar, na prática, através das oficinas culturais nos bairros, dos projetos levados em conjunto com a Secretaria Municipal de Esportes e de Assistência Social que – às crianças e aos jovens – e foram cerca de 3000 – podem ser mostrados caminhos para se integrarem socialmente!!!
* O investimento, com superávitis, da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico na (re)qualificação profissional para abrir as portas de inserção no mercado de trabalho…
* As iniciativas de justiça social tomadas pela Secretaria Municipal de Finanças na rota dos tributos.. Ousar é preciso, às vezes contra a maré….
* A dinamização das escolinhas de esporte nos bairros…
* A criação dos conselhos municipais dirigidos a portadores de necessidades especiais e de combate a racismos e preconceitos…
* O esforço da Secretaria Municipal da Educação em levar adiante projetos de escolas cicladas, educação para o campo, em discussões conjuntas com mães e famílias das comunidades…
* A decisão da Secretaria Municipal da Saúde de reformular o programa Saúde da família e torná-lo mais próximo das reivindicações da população.
* O início do contrato coletivo de trabalho firmado com o Sindicato dos Servidores Municipais de Araraquara!!! E mais do que isto, o avanço conquistado pela categoria na construção do plano de cargos, carreira e salários!!! Os servidores municipais definitivamente deixaram de esperar que os direitos lhes sejam dados…e arregaçaram as mangas para lutar pelos mesmos!!! O resultado está nos avanços conseguidos na discussão do plano de cargos, carreiras e salários!!! Atenção!!! Atenção!!! Os servidores estão de olho no seu regime de trabalho!!! Afinal, os celetistas têm ou não direito à estabilidade prevista constitucionalmente? Zum…Zum…Zum…
E na Câmara?
Temos falado que há muitas razões para comemorarmos. A quebra do tabu histórico do recesso parlamentar de 90 dias é mais do que um presente uma conquista da nova Câmara. Convivemos com problemas e demandas cotidianamente, sem querer, nem poder resolvê-los como despachantes de favores. Priorizar a luta por direitos é o maior “presente” que queremos dar à terra que amamos e onde temos todas nossas raízes.
Temos freado a corrida à “São Silvestre” dos projetos de mudanças de zoneamento urbano, apesar da rapidez dos saltos à distância do vereador Napeloso. Campeão absoluto no rankink dos projetos de alteração de zoneamento, lidera a resistência à mudança da política do “jeitinho”. Mas esta mudança caminha….
O episódio da famosa torre ornamental, com antena de transmissão levou a Câmara a posicionar-se. Temos uma nova lei de instalação de sistemas de transmissão, produto do trabalho conjunto da Câmara (coordenado por mim e pelo vereador Chediek), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, da Vigilância Sanitária, da Cetesb. Valeu a luta da Associação dos Amigos da Fonte! A cidade e a cidadania agradecem!
Foram realizados ciclos de audiências públicas sobre orçamento municipal, iniciativa da vereadora Edna – sobre queimadas – minha iniciativa – sobre saúde do trabalhador e alternativas para a proteção aos animais, realizações do mandato do vereador Nascimento.
Escrevo a coluna no dia da renovação da Mesa Diretora da Câmara. Que prevaleça, acima de tudo, a escolha livre, a democracia. Que possamos, independentemente dos resultados, ter uma Câmara cidadã que reforce a ação parlamentar, que fortaleça os laços de solidariedade com os funcionários, que tenha canais explícitos e transparentes de aproximação com a população. Sem apelos, por mais sedutores que sejam, à política do jeitinho!!!
Neste movimento de vida, de querer ser feliz, sem medos, de ver realizados nossos sonhos e utopias, que lhes desejo um Natal abençoado, com muita luz. Que possamos bem nos orientar na trilha da estrela, a caminho da paz, dos sonhos, da solidariedade. Com alegria verdadeira. A Coluna deseja a todos um Natal cristão. De fraternidade. Com carinho, um abraço muito especial aos meus leitores e aos araraquarenses de nascimento ou de coração. Até a próxima!
(*) É vereadora pelo PT e pesquisadora da Uniara.