N/A

VeraCidade

Vera Botta (*)

Com a cabeça na LDO e o coração na Copa

Política e emoção podem caminhar juntas? De um lado, a cabeça fervilha. Tempo de estudar a LDO, de pensar e repensar como a Lei de Diretrizes Orçamentárias está estruturando o desenvolvimento da cidade. Momento de imensa responsabilidade para a Câmara. Os vereadores não podem se comportar como Pôncios Pilatos: lavar as mãos e depois lamentar ou se especializar em críticas e denúncias a atos do Governo. É hora de pensar no que significa a revisão da planta genérica de valores e quais impactos pode ter sobre o IPTU. É tempo de incluir e reintroduzir projetos ou programas que têm sido há anos postos em “banho maria” como a renda mínima e a Casa Abrigo à Mulher Vítima da Violência, aprovados no Governo De Santi e que continuam ao Deus dará…

E o coração palpitando… A cada Copa, a história se repete: por que torcer para a seleção canarinho? Vivemos um tempo de investimento escancarado do marketing governamental, às vésperas de uma eleição de acirrada disputa ideológica. Não seria mais coerente torcer contra o Brasil e criticar talvez sociologicamente o fato da mídia envolver os cidadãos em uma alegria falsa… Talvez fosse politicamente mais correto criticar a luta cotidiana dos brasileiros para sobreviver e o ufanismo “desgastado” por corrupções, mas alimentado por apelos sedutores…

Não adianta mentir… não temos, felizmente, controle sobre tudo, muito menos sobre o plano emocional. Não há análises que expliquem o sentimento de expectativa, misto de alegria, motivação e desconfiança que está em nossos rostos e corações na espreita da Copa do Mundo. A Seleção estréia dia 3. A L.D.O recebe emendas até o dia 3. Haja coração! Haja cabeça!

E vem o sonho de sacudir nossa bandeira ao sabor do vento e dos gols…E de fazer da L.D.O um instrumento eficiente para ser traçado o futuro da cidade!…De uma Morada que queremos mais fraterna e solidária!!!

A LDO pede passagem e merece respeito

O frio, a véspera do feriado, os espirros dados aqui e acolá, provocados pela poluição do ar, visivelmente maior no período das queimadas não arrefecerem os ânimos de um grupo de vereadores (Chediek, Nascimento, Helenita, Edna e eu, com assessores representando os vereadores Edmilson e Pacheco) de se debruçar sobre a LDO. Buscando aperfeiçoar metas que deverão direcionar o futuro dos cidadãos araraquarenses em 2003. Destaques apontados até o momento:

– Revisão da planta genérica de valores, com estudos sobre os impactos no IPTU, discutidos em audiências públicas. De olho no IPTU!

– Implantação da Coordenação Municipal da Juventude afinal, investir em programas dirigidos aos jovens é plantar uma boa sementeira!!!

E nos programas de saúde, as preocupações e propostas se multiplicaram…

Por que não incluir um programa municipal dirigido ao controle da reprodução canina, propôs o vereador Nascimento… A anemia falciforme não pode mais ser carta de intenção, afirmou categoricamente a vereadora Edna. Um centro odontológico dirigido aos portadores de necessidades especiais foi a proposta decisiva do vereador Chediek. A ampliação do atendimento odontológico às mulheres gestantes, até o momento limitado, um programa dirigido à saúde mental e à gestão do stress foram por mim propostos.

A abertura de perspectivas para os servidores municipais terem benefícios na área da saúde também foi levantada como prioridade. E a piscina terapêutica, defendida pela vereadora Helenita poderia, com certeza, atender, sem preconceitos e meias verdades, aos portadores de deficiência…

Tem muito mais. A geração de trabalho e renda nos faz pensar em caminhos e alternativas possíveis. Deverão constar, como emendas à LDO, os programas Começar de Novo, dirigido a homens e mulheres de mais de 40 anos e o projeto Primeiro Emprego, dirigido a jovens que, sem experiência profissional são previamente excluídos do mercado de trabalho!!! E a nossa terceira reunião sobre LDO, apesar de reunir poucos vereadores, nos fez pensar que cabeça e coração podem caminhar juntos…

Flashes da ronda da Câmara

– Projeto Parlamento Jovem tem cartilha dirigida aos estudantes da cidade! Projeto cidadão do vereador Turquinho implantado pela Câmara! Ótima iniciativa…Bem vindo será a ementa de pequenos erros gramaticais e gráficos que passaram… Politizar o jovem é preciso!!!

– O debate Segurança Alimentar e Merenda Escolar, promovido sob minha coordenação na quarta-feira, 29, deu-nos lições de como combinar desafios, democracia e cidadania. Será que finalmente iremos encontrar caminhos para incorporar a produção de nossos assentados? De novo, coração e cabeça no mesmo ritmo …Tum! Tum! Tum!

Fazer, querer, sonhar, ousar… Os professores Francisco Alves e Luis Fernando … da UFSCAR mostraram, com seus estudos, que a lógica que preside a compra para a merenda escolar pode ser modificada… para incorporar, por exemplo, a produção de frutas de nossos assentados…

Do que depende? Da vontade política de mudar!! Ousar é possível, mesmo contra a maré… É por isso que a política não tem nenhum antivírus contra a emoção…

Que possamos, neste dia 3, selar nosso pacto de compromisso como representantes da cidade e bem decidir sobre seu futuro. E que, no mesmo dia 3, as batidas aceleradas de nosso coração sejam de puro prazer. Pra frente Araraquara! Pra frente Brasil!! Boa semana a todos. Que possamos fortalecer nossa corrente cidadã! Até a próxima!

(*) É Coordenadora do Mestrado da Uniara e colaboradora do “JA”.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Oficina de Toques e Pontos de Umbanda abre programação do Encontro de Tambores neste sábado (16)

Câmara participa de lançamento de projeto de judô na escola do Maria Luiza

Sábado (16) tem “Olubajé” no Encontro de Tambores

Feira Axé das Artes reúne empreendedores com produtos relacionados às culturas de matriz africana

Morada de Luz está com inscrições abertas para novas Oficinas Culturais

CATEGORIAS