N/A

VeraCidade

Vera Botta (*)

Sob a benção de Zumbi, começa uma nova história

A aprovação, pela Câmara Municipal, em primeira votação do Plano Diretor tem o significado de um divisor de águas para nossa Araraquara. Há muito tempo ele transita, enfrentado resistências e sendo objeto de críticas ferozes e de elogios rasgados. Depois de muito vai e vem, de negociações e protestos, sua aprovação se deu em bloco!!! Perplexidade no ar… Houve, de fato, um convencimento dos vereadores de que no planejamento da cidade critérios técnicos devem prevalecer sobre interesses políticos ou econômicos??? Os vereadores que têm especialização e notório saber em propor, em cascata, projetos de mudanças de zoneamento urbano vão procurar outra área para legislar??? ZUM…ZUM…ZUM… Com certeza, a aprovação do Plano Diretor representa meio caminho andado. Para sua implantação efetiva será preciso uma estrutura de fiscalização e de informação que ainda não temos. Será que a Câmara aprovou conhecendo, de fato, o significado de parâmetros urbanísticos??? As exigências contidas no Plano Diretor de relatório de impacto de vizinhança e de relatório de impacto ambiental são fundamentais para a defesa da qualidade de vida da população!!! Resta ver os desdobramentos!!!

O ar de aprovação de Nossa Araraquara

Sorriso aberto, olhos brilhantes, sem disfarçar o contentamento nossa Velha Senhora comemora entusiasticamente o Plano Diretor!!! E com o peito inflado de orgulho, explica que terá inovações p’ra valer. Fui ao longo de muitos anos literalmente esquartejada… Impuseram-me mudanças, sem me consultar e tenho sofrido com isso, desabafa nossa querida Araraquara!!! Quero ver respeitado o impacto ambiental… E os proprietários dos vazios urbanos terão prazo para apresentar destinação…Será que poderia sonhar com um futuro menos poluído”??? Na pergunta feita ao nosso Secretário do Desenvolvimento Urbano, Luiz Antonio Falcoski, há esperança e reconhecimento pelo ousado trabalho por ele orquestrado. Afinal, quantas noites em claro passou o nosso urbanista para dotar Araraquara de um instrumento urbano inovador!!!

E o recorde dos projetos legislativos???

Será que os “donos” dos projetos de mudanças de zoneamentos estão conscientes das mudanças??? Parâmetros urbanísticos nunca estiveram dentre as prioridades da grande maioria de nossos legisladores… Para a vereadora Edna Martins – líder da bancada petista na Câmara – “o Plano Diretor é uma conquista para nossa cidade e daqui para frente, precisamos cuidar para que a regulamentação da lei seja participativa, precisamos democratizar o conhecimento sobre o Plano para que todo cidadão possa ter as informações necessárias para de fato praticar seu direito à cidade”. E o que diz o nosso presidente da Câmara, vereador Ronaldo Napeloso??? O exame da viabilidade urbanística de um empreendimento acaba com a “política do jeitinho” de mudar a cidade ao sabor das vontades e dos interesses individuais… De parabéns, Falcoski e a equipe que incansavelmente trabalhou no Plano Diretor!!! Oxalá a Câmara comece, de fato uma nova história!!!

A Semana é fértil em lições de cidadania!!!

Dia 17 de novembro Araraquara vai sediar a 2ª Conferência Regional do Meio Ambiente que deverá reunir representantes de 151 municípios. Com o tema Política Ambiental Integrada e o Uso Sustentável dos Recursos Naturais e o lema Vamos cuidar do meio ambiente??? a proposta da Conferência é fazer o debate e a ação avançarem na direção da sustentabilidade sócio-ambiental!!! Na semana em que a cidade começa de fato uma outra história com a aprovação do Plano Diretor é mais do que necessário discutir e por em prática instrumentos que permitam o necessário equilíbrio entre crescimento econômico, preservação ambiental e melhoria da qualidade de vida!!! A Coordenadoria do Meio Ambiente e a Secretaria do Desenvolvimento Urbano sentem-se honradas em sediar a Conferência!!!Todos estão convidados para o dia 17, no anfiteatro da Uniara, das 8:00 hs. às 16:00 hs… Araraquara só tem que se sentir importante… Entre 151 municípios, das 4 bacias hidrográficas foi escolhida para mais uma vez convocar a sociedade para juntar forças no respeito à natureza, assumindo a imensa responsabilidade que temos em semear uma política de meio ambiente!!! Cidadania a gente constrói juntos!!! Vamos participar!!!

O Prêmio Zumbi dos Palmares pede passagem

A professora Maria Nazaré Salvador será a primeira cidadã a receber o “Prêmio Zumbi dos Palmares”, instituído a partir de uma iniciativa do vereador Carlos Nascimento de 2004. A homenagem é um reconhecimento por sua atuação na defesa dos direitos da comunidade afro-descendente e no combate ao racismo em Araraquara. A escolha da premiada foi decidida pelos integrantes do Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo. Nazaré leciona História na Escola Técnica Estadual Profª Anna de Oliveira Ferraz. É uma das fundadoras do grupo GANA – Grupo de Artes Negra de Araraquara – no final da década de 70 e do FECONEZU – Festival da Comunidade Negra Zumbi – realizado pela 1ª vez em Araraquara em 1980. O “Prêmio Zumbi dos Palmares” visa reconhecer e valorizar o trabalho de pessoas e entidades que lutam em defesa dos direitos humanos e pela igualdade racial. A sessão solene de entrega do prêmio será realizada no dia 18 de novembro, às 19h30, no Plenário da Câmara Municipal. De parabéns, Nazaré, educadora no sentido pleno de formar cidadãos conscientes!!! Nazaré, por toda sua caminhada de lutas, de semear flores e, muitas vezes, carregar pedras, você merece!!! Nosso abraço!!!

A Coluna fica por aqui. Uma boa semana a todos. Até a próxima!!!

(*) É pesquisadora da Uniara e colaboradora do JA.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Carnaval 2025: Tradição da Alegria” tem blocos definidos

Câmara debate situação do comércio ambulante e dos carrinhos de lanche

Câmara aprova criação de frentes parlamentares para cultura, meio ambiente e direitos humanos

Araraquara recebe Escola Móvel de Economia Circular do Senai

Petit PhUÁ abre o Carnaval de Araraquara neste sábado (22)

CATEGORIAS