VeraCidade

Tempo de balanço neste novembro acalorado

Quem acha que com a definição das eleições tudo fica resolvido, engana-se redondamente. É no pós-eleição, quando aparentemente os ânimos se acalmam, que os bastidores fervem. Incertezas. Será que as negociações políticas construídas durante a campanha chegarão ao acerto de contas?

Composição de governo, presidência da Câmara, ebulição nos partidos, cargos de confiança, tudo isso e um pouco mais estão na pauta política. Pouco se sabe e muito se especula. O momento é de indagações. Estamos em fase de mudanças.

Na Câmara, enquanto alguns vereadores começam a arrumar as gavetas, outros reiniciam a competição para o próximo mandato. Quem será presidente? Teremos uma mulher para revolucionar a história preconceituosa de que o espaço da política é masculino???

Quem decide? Esta não é, de jeito nenhum, uma eleição direta. É negociada tim… tim… por tim… tim.. Só não pode o vale tudo…

Funcionários de confiança desconfiados

Na transição do governo, quem levou um susto daqueles foram os funcionários de confiança da prefeitura. Coordenadores, gestores e também secretários estão tendo que deixar os cargos para que o prefeito possa, com toda a tranqüilidade, recompor as forças para enfrentar o próximo mandato. Situação esperada em qualquer transição…

Dizem, mas não provam, que alguns voltam a compor o staff do governo. Outros já estão buscando confiança em outras freguesias. Contesta-se a forma como foi feita a comunicação e, acima de tudo, a interrupção abrupta sem avaliações… Um ar de “ué” no pedaço…

A ressonância das eleições na Câmara

A disputa tem sido acirrada. Manço e Chedieck deram mostras de que farão oposição declarada ao governo… Serão os únicos? Zum… Zum…Zum… No rol das apostas, afirma-se que a vereadora Juliana e o Governo tendem a um passo, dia-a-dia, mais compassado… A política é mesmo dinâmica!!!

No balanço desta gestão, há superávits

Pondo os pingos nos “iis” e procurando retratar fielmente o desempenho desta legislatura, considero que houve avanços. Redução do recesso parlamentar de 100 para 30 dias, a efetivação da Tribuna Popular, a realização de concurso público para os comissionados, grande número de audiências públicas sobre temas de interesse da comunidade e de fundamental importância para a administração municipal como a Lei de Diretrizes Orçamentárias e o próprio Orçamento Municipal. Ressalto as audiências sobre o PCCV e o Plano Diretor, ainda pendentes na pauta de votação, mas devidamente debatidos na Câmara, ainda que sem quórum… Precisamos ir além!!!

Nas pendências de 2004…

O tumultuado processo de elaboração, apreciação e discussão do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos exige definição. Protelado para após as eleições, por motivos óbvios, é chegada a hora desta questão ser enfrentada de uma vez por todas. Desde que se saiba qual será o cronograma de execução do plano, como se dará com clareza o enquadramento, sua operacionalização e seu impacto no Orçamento. Sem falar nas questões de ordem jurídica que ainda estão pendentes. Afinal, o que está em jogo é o futuro dos funcionários públicos municipais e, por conseqüência, os serviços prestados à população. Sem magoas, nem rancores, não se pode empurrar com a barriga esta questão séria que esta quase virando lenda na história municipal.

E por falar em futuro, também está em jogo o da cidade com o nosso saudável Plano Diretor, que está para ser votado na Câmara. Sua construção foi um avanço. Sua operacionalização, uma incógnita, a ser desvendada com coragem e vontade política!!! Debate-se tanto questões municipais já vencidas e não há um movimento para que o Plano Diretor entre na pauta da votação. Mãos à obra, vencidos e vencedores!!! Queremos ou não uma cidade cada vez melhor??? Precisamos aprovar o Plano Diretor, cristalizando em nossa morada marcas de mudança e de melhor qualidade de vida.

A Coluna fica por aqui. Com mais uma boa notícia, o Plano Municipal de Educação para os próximos 10 anos foi aprovado por unanimidade. Viva !!!Viva!!! A perspectiva de ser valorizada a Educação Infantil, cartão de visitas de nossa história merece aplausos!!! Boa semana a todos! Um feriado de paz com muitos bons fluidos. Até a próxima!!!

(*) É vereadora pelo PT e pesquisadora da Uniara.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Artistas da França, México, Paraguay e Portugal marcam presença no FIDA 2024

Antes da volta ao Paulistão, Guerreiras Grenás conhecem grupo da Libertadores

BOLETIM SEMANAL NÚMERO 99 – DE 6 A 12 DE SETEMBRO DE 2024

Sexta-feira tem show no Sesc Araraquara

Ocupações lúdicas com elementos naturais neste sábado no Sesc Araraquara

CATEGORIAS