N/A

Vagas para migrantes e refugiados aumentam 83% no estado de SP

Com a inauguração do abrigo Terra Nova III, a capacidade de atendimento subiu de 180 para 330 pessoas

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS), ampliou neste ano o número de vagas de acolhimento para migrantes e refugiados de 180 para 330. A expansão de 83% ocorreu devido à inauguração, em abril, da Casa de Passagem Terra Nova III, localizada em Cotia e com capacidade para atender 150 pessoas.

As vagas criadas garantiram o abrigo de afegãos exilados no Brasil e, recentemente, foram oferecidas aos brasileiros repatriados do Líbano. O Estado de São Paulo é o único no país a oferecer este serviço, que conta também com os abrigos Terra Nova I, Terra Nova II, além de oito repúblicas para migrantes e refugiados.

“Com a entrega do Terra Nova III, o Estado de São Paulo conseguiu suprir a demanda crescente de migrantes e refugiados e ainda oferecer vagas para os brasileiros repatriados do Líbano”, afirma a secretária de Desenvolvimento Social, Andrezza Rosalém. “Nos serviços, vamos além de garantir um lugar para dormir e comer. Auxiliamos essas pessoas com documentação e, caso haja necessidade, providenciamos sua inscrição no CadÚnico para que elas possam acessar todos os programas, serviços e benefícios da assistência social”, ressalta.

Os abrigos têm como objetivo acolher e atender de forma integral migrantes e refugiados em situação de vulnerabilidade social, provendo os serviços necessários para garantir sua proteção, restabelecer sua autonomia e integrá-los à comunidade. Cada unidade funciona 24 horas por dia e atende famílias com filhos, gestantes, idosos, pessoas com deficiência, homens e mulheres solteiros.

Além de atendimento social e psicológico, os acolhidos participam de atividades pedagógicas, culturais e de fortalecimento de vínculos. Também são matriculados em cursos de língua portuguesa e contam com auxílio para inclusão no mercado de trabalho.

O tempo de permanência de cada acolhido é, em média, de seis meses. Em sua maioria, eles chegam aos serviços pelo Posto Avançado de Atendimento Humanizado do Município de Guarulhos e por Agências Internacionais da ONU para refugiados e migrantes, como o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) e a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

São Paulo São Todos na Direção Certa 

Em 2024, a administração estadual trabalhou para trilhar um caminho que garante mais investimentos para gerar oportunidades, fomentar a prosperidade e garantir mais dignidade para as pessoas. O Governo de SP vem se tornando mais eficiente ao seguir as diretrizes do plano SP na Direção Certa, focado em medidas de equilíbrio fiscal e modernização do estado.

São Paulo atingiu maior marca dos últimos 25 anos em leilões, com recorde de R$ 340 bilhões em investimentos para escola, estradas, trilhos e saneamento desde o início da gestão. Destaque para a histórica desestatização da Sabesp, que antecipa em 4 anos a universalização de água e esgoto em benefício de milhões de paulista e para o TIC Campinas, que após 20 anos de espera está se tornando realidade. Na saúde, foram em média 3,2 mil cirurgias diárias, com redução na espera em até 82,6% para especialidades como reparadora de mamas e do aparelho circulatório. A educação facilitou a entrada dos estudantes no ensino superior com 30 mil vagas no Provão Paulista. 

Na segurança, o efetivo foi reforçado com 7,8 mil novos policiais em 2024, maior crescimento dos últimos 14 anos. O movimento SP Por Todas integrou políticas públicas para saúde, segurança e independência da mulher pela 1ª vez. O Casa Paulista, maior programa habitacional de SP, entregou mais de 50 mil casas. Com o apoio do Governo de São Paulo, o agro paulista se consolidou como o maior exportador do Brasil e liberou cerca de meio bilhão em crédito.

O Metrô da capital atingiu o maior investimento em 50 anos com quatro obras de construção e expansão simultâneas. No Desenvolvimento Social, o Bom Prato serviu 3,2 milhões de refeições por mês, com abertura de 20 novas unidades. O turismo recebeu o maior aporte em créditos do país: R$ 2 bilhões. E na Cultura, destaque para o CULTSP PRO, maior programa de formação e qualificação voltado ao setor cultural do Brasil, o maior programa de formação e qualificação do setor cultural e criativo do país.

Acesse agenciasp.sp.gov.br para ficar por dentro das notícias do Governo de SP

Secretaria de Comunicação do Estado de São Paulo

imprensa@comunicacao.sp.gov.br

(11) 2193-8520

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Show nesta sexta-feira no Sesc Araraquara

Oficina “Dobrando e encantando”, neste sábado no Sesc Araraquara

Espetáculo de teatro infantil neste sábado no Sesc Araraquara

Conhecendo uma aula de Movimento Consciente, neste domingo no Sesc Araraquara

Xadrez para todas as pessoas neste domingo no Sesc Araraquara

CATEGORIAS