Haverá atendimento gratuito à população e palestras para locutores, professores, coralistas e profissionais de atendimento ao público
O dia Mundial da Voz (16 de abril), será comemorado pelo curso de Fonoaudiologia com palestras e testes para alunos e funcionários da Uniara e comunidade da região de Araraquara.
Inicialmente, acompanhando o tema “Voz na Educação”, delimitado pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, as atividades serão voltadas internamente à instituição, segundo a Professora Maria Lúcia Dragone.
Para os alunos serão realizadas mini-palestras, até 16 de abril, tratando de cuidados vocais. “Direcionaremos a mini-palestra às necessidades de cada profissão cujo curso é oferecido pela Uniara. Estamos pensando na voz como uso profissional, já que muitos profissionais não sabem como cuidá-la”, afirma Maria Lúcia.
A voz e a comunidade
Para a comunidade, as palestras, gratuitas, serão dadas nos dias 14, 15 e 17 de abril voltadas a profissionais como locutores, professores, coralistas e funcionários que atendam o público em geral, como telefonistas, secretárias, atendentes em geral e telemarketing.
As palestras
14/04 – “Cuidados vocais para funcionários de atendimento ao público”, ministrada pela fonoaudióloga M. Luisa Micelle S. Leite, a partir das 17h no Salão Nobre;
15/04 – “Voz na Locução”, ministrada pela coordenadora e fonoaudióloga Maria Lúcia Dragone, a partir das 19h no Salão Nobre;
17/04 – “Aquecendo a voz para o canto coral”, ministrada pela fonoaudióloga Luciana Rueda Sborowski, a partir das 15h30 no Auditório 4;
17/04 – “A voz do professor”, ministrada pela coordenadora e fonoaudióloga Maria Lúcia Dragone, a partir das 17h no Salão Nobre;
Triagem vocal
Além das palestras, envolvendo voz e educação, a comunidade poderá passar por uma Triagem de Voz e Orientação Vocal na Clínica da Uniara, das 9h às 16h, na terça-feira (15). Essa atividade, também gratuita, está inserida no tema “Trate sua voz com carinho”, organizada pela Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz.
Maria Lúcia afirma que o objetivo principal dessa campanha é prevenir o câncer de laringe, tentando detectar precocemente os problemas na voz que podem ser sintomas iniciais de câncer. Como exemplo, a professora fala sobre a rouquidão prolongada por mais de 15 dias, que deve ser avaliada por um especialista.
Durante a triagem vocal, os estagiários e docentes do curso de Fonoaudiologia farão testes para escutar a voz dos interessados.
Maria Lúcia Dragone ressalta que as pessoas devem se lembrar dos cuidados com a voz que pode ser cuidada, preservada. Deve-se saber que alterações da voz podem estar sinalizando problema importante da laringe”, conclui.
(Daniela Silotto, do Núcleo de Produção Jornalística da Uniara)