Uma ótima opção de lazer

O Parque do Basalto, construído pela Uniara com o objetivo de oferecer um novo espaço para atividades turísticas e ecológicas em Araraquara e região, é uma ótima opção de lazer para as férias de janeiro, pois a área funcionará normalmente de terça a domingo, das 10 às 18 horas, com entrada gratuita.

Os visitantes poderão desfrutar dos recursos naturais do parque e apreciar todo o ecossistema regional, nacional e até internacional existente na área. Estão catalogadas, até o momento, 120 espécies de plantas, das quais mais de 80 são palmeiras. Outras árvores também foram plantadas como dendê, canela, azeitona, tomate, mogno, seringueira, baobá (árvore africana), árvore do dragão (originária das Ilhas das Canárias) e buriti-palito (faz parte da lista das espécies ameaçadas do Ibama), entre outras. No bosque, por exemplo, a mata vem sendo recuperada com a plantação de cedro, paineira, jequitibá, piroba, mulungu, jatobás e vários ipês.

Essa variedade de plantas torna-se um atrativo para que os animais visitem e morem no Parque. Muitas espécies já foram vistas no local, como capivaras, garças, tucanos, preás, tartarugas, lagartos e várias aves, dentre elas, periquitos nativos, bem-te-vi, pica-pau, joão-de-barro, alma de gato, beija-flor, quero-quero, coruja buraqueira e urubu.

Outro fator que atrai os turistas é a existência de bosques, áreas de permanência com bancos e quiosques; uma alternativa saudável para encontros entre amigos, namorados e familiares. Além disso, há espaço para a prática de esportes radicais como o rapel e trilhas ecológicas. Tudo isso com muito conforto, pois o Parque do Basalto oferece equipamentos sanitários e água de poço artesiano.

Uma das novidades do Parque do Basalto é a construção de um mostruário, uma espécie de museu, onde estarão expostas fotos que retratam a evolução do local, desde quando era uma pedreira até as instalações atuais. Além disso, os visitantes poderão obter mais informações geológicas, dentre outras. A obra será construída com lajes que contêm pegadas originais dos dinossauros que viveram em Araraquara. O lançamento está previsto para este ano.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A cobrança antecipada dos impostos na Reforma Tributária

A maior seca das últimas sete décadas

Assédio eleitoral nas relações de trabalho: uma prática antidemocrática em ascensão

O Letramento e a Leitura

Copa Araraquara, duelos regionais definirão semifinalistas

CATEGORIAS