Um jovem dedicado à comunidade

Rodrigo Buzin S. do Amaral, formado em Administração Pública pela Unesp de Araraquara, é técnico de Desenvolvimento Profissional do Senac, sendo responsável pela gestão das áreas de atuação da unidade.

Indicado por Sarah Coelho Silva, Rodrigo é o destaque da edição.

JA – Explique melhor a sua função dentro do Senac.

RBSA – é de minha responsabilidade a gestão das áreas de atuação do Senac Araraquara. Na unidade, são oferecidos programas nas áreas de Administração e Negócios, Informática, Saúde, Educação, Educação Ambiental, Turismo e Hotelaria, Comunicação e Artes, Design de Interiores e Educação Comunitária para o Trabalho. Além disso, exerço atividades relacionadas ao marketing e ações voltadas à comunicação com nosso cliente. Enfim, é um trabalho onde não se tem rotina, mas um aprendizado constante.

JA – Não se sente jovem para um cargo de tanta responsabilidade?

RBSA – Primeiro, obrigado pela jovem. Alguém já me disse “a idade está estampada nas ações e na mente de cada pessoa”. É importante que nós tenhamos sempre ânimo, vontade de aprender e de fazer coisas que tenham um impacto positivo nas pessoas. E o campo educacional é um espaço ímpar para isso, pois a essência de nosso trabalho está em propiciar oportunidades para transformação das pessoas e da sociedade. Você tem razão, haja responsabilidade!

JA – Conte-nos uma de suas experiências gratificantes no Senac.

RBSA – Com certeza, ter trabalhado em três unidades em cidades diferentes. Trabalhei nas unidades de Campinas, São Paulo (no Centro de Tecnologia em Administração e Negócios) e em Guaratinguetá. Em São Paulo, por exemplo, ajudei na formulação do novo Plano do Curso de Técnico em Gestão Empresarial, adequando-o à nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB. Foram lugares e pessoas diferentes que me proporcionaram um grande aprendizado.

JA – O que faz para estar sempre atualizado?

RBSA – É necessário para qualquer profissional, de qualquer área, ficar “antenado” às mudanças que ocorrem no mundo. Ainda mais nos tempos atuais, onde o ritmo das mudanças é muito acelerado. Procuro ficar sempre atento a essas mudanças, buscando, principalmente, fazer cursos de aperfeiçoamento. Faço muitos cursos pelo Senac-SP que, dentro de uma política de desenvolvimento de seu pessoal, possui o Núcleo de Educação Coorporativa. Estou também iniciando uma pós graduação em Planejamento e Gestão de Organizações Educacionais.

JA – Como trabalha com a questão da Educação no Senac?

RBSA – O Senac Araraquara procura divulgar suas atividades por meio de folheteria, cartazes, rádio e anúncios em jornais da cidade. Além disso, possui sua própria Home Page (www.sp.senac.br/araraquara) onde as pessoas podem consultar a programação e nos contactar. No entanto, nossa melhor mídia é o próprio cliente.

JA – Quais os novos projetos do Senac?

RBSA – A unidade do Senac em Araraquara começou a trabalhar, recentemente, com a área de Turismo e Hotelaria. Começamos em marco deste ano, uma turma de Técnico em Hotelaria. Na sequência, lançaremos os cursos Técnico em Telecomunicações e Técnico em Meio Ambiente. São cursos únicos na cidade e com a qualidade Senac.

JA – A instituição desenvolve alguns programas com órgãos públicos e privados. Que programas são esses?

RBSA – O Senac também oferece cursos fechados para empresas e órgãos públicos, os chamados treinamentos “in company”. Diversas empresas têm nos procurado, sendo que boa demanda vem do setor público. Este ano, por exemplo, estamos desenvolvendo, para a Prefeitura Municipal, algumas turmas do Programa de Educação para o Trabalho, uma turma do curso Técnico Ator, além do já concluído curso de Excelência no Atendimento para os servidores municipais. Também, desde o ano passado, o Senac-SP está desenvolvendo o Programa Profissão para a Secretaria de Educação do governo do Estado de São Paulo. Em Araraquara e Américo Brasiliense temos oito turmas no total, atendendo cerca de 240 alunos, provenientes do Ensino Médio da rede pública.

JA – E Núcleo de Comunicação e Informação recentemente instalado?

RBSA – O chamado NCI é um espaço onde os alunos e não alunos do Senac podem consultar e pesquisas através do acervo, composto por livros, periódicos, apostilas, softwares, fitas de vídeo, além de consultas ao terminal da Internet. Como hoje trabalhamos o desenvolvimento de competências em nossos alunos, o NCI ganhou grande importância, pois é um espaço exclusivo no auxílio da construção de seu conhecimento.

JA – Mensagem

RBSA – Um mundo melhor depende de você, de cada um de nós. Basta transformar suas idéias em atitudes que beneficiem você e o próximo. Lute, viva intensamente o seu dia porque, com diz um provérbio chinês “Não importa o tamanho da montanha, ela não pode tapar o sol”.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A cobrança antecipada dos impostos na Reforma Tributária

A maior seca das últimas sete décadas

Assédio eleitoral nas relações de trabalho: uma prática antidemocrática em ascensão

O Letramento e a Leitura

Copa Araraquara, duelos regionais definirão semifinalistas

CATEGORIAS