Tribuna Livre

João Luiz Ultramari (*)

Carta do Leitor

Culpa da Prefeitura

Lamentavelmente, todo o trabalho de sinalização feito pela ex-Secretaria dos Transportes em todo município de Araraquara e distrito, cruzamento por cruzamento, em todos os bairros, está sem manutenção (apagando-se). Acabaram também com a fábrica de placas?

Acidentes de Trânsito

Dezenas de acidentes de trânsito têm acontecido toda semana, principalmente pela falta de manutenção da sinalização horizontal e vertical (pare). Um exemplo: na Av. Luiz Alberto (Fonte) no cruzamento com Rua Walter Medeiros Mauro que, por pouco, não causa problemas graves para senhora grávida. Sabem o motivo? Sinalização de “pare” apagada na horizontal e placa de “pare” caída há semanas. Deve o motorista causador do acidente processar a Prefeitura sim, tanto pelos danos em seu veículo quanto do outro condutor e, no caso de vítimas, apurar a responsabilidade pela falta de manutenção dos sinais balizadores.

Estatísticas de Acidentes

A ex-Secretaria dos Transportes implantou estatísticas de acidentes (leves, médios, graves e fatais) que, mensalmente, nos últimos quatro anos, foram divulgadas pela imprensa, através de levantamento nos boletins de ocorrências elaboradas pela Polícia Militar. A última (ano de 2.000), que foi divulgada pela atual administração, por boa sinalização e mudanças no trânsito, mostrou redução do número de acidentes. Pergunta-se: foram feitas em 2.001? Onde foram divulgadas de janeiro a dezembro de 2.001? Aumentou ou diminuiu o número de acidentes no Município? Quem causa mais acidentes: os jovens, pessoas de idade, sexo masculino ou feminino? Nota: Araraquara era uma das poucas cidades do interior que mostrava, mensalmente, a realidade dos acidentes para a população e região. Espaço aberto para as devidas respostas.

Superavit + Quem Paga o Pato?

Sem manutenção da cidade, em razão da contratação definitiva de empresa de lixo, capinação e tantos serviços mais. Aumento da água, do transporte coletivo e sei lá o que mais. Com alto orçamento destinado à Câmara Municipal. É claro que poderia dar superavit e devolução de verba para o Município, mesmo pagando altos salários, planos de saúde integral aos funcionários e familiares. Agora, como fica o “mato de Itú” nos terrenos, canteiros centrais e calçadas que cresce em 15 dias, segundo o Prefeito? E a coleta de lixo e a manutenção da cidade? Já estão pensando até na reserva do 13º de 2.002! E a arrecadação do IPVA (50%) terá algum destino para a manutenção do trânsito ou vão esperar mesmo multar os motoristas? Engraçado, a manutenção dos órgãos públicos estaduais está sendo feita esta semana notamos veículo e funcionários da Prefeitura na Delegacia da Vila. Prefeito, até hoje não tivemos respostas de quanto o município gasta com órgãos públicos estaduais, federais e entidades filantrópicas. Queremos transparência sim! E, de preferência: preto no branco.

Irregularidades

Quem denunciava irregularidades na Câmara, hoje, faz acordo com os infratores (troca/troca). “Eu dou o habite-se e você planta árvores”. Engraçado, o acordo foi feito com o empresário que defendeu o prefeito quando denunciamos que o ex-vereador Edinho denunciou irregularidades em mananciais, em outra propriedade do mesmo empresário. Será que terá outras irregularidades para fazer troca-troca? Prefeito: as construções irregulares da Via Expressa e sem pagamento de IPTU (80%) já regularizaram as obras embargadas? Vão ser demolidas ou vai haver troca/troca? Prefeito “regulariza” e nós vamos plantar o quê? Batatas… pepino… tomate!

Inconstitucionalidade

Será que sai a área azul da inconstitucionalidade (12 meses)? Acho que não, pois segundo consta, empresas vão impugnar o edital sobre parquímetros. Entendem que muitas não podem concorrer, sem falar das que podem, mas, foram uma negação nas cidades que ganharam. Prefeito, será que foram analizados os produtos e as cidades que tiveram e, hoje, não mais têm? Dez anos de contrato: e se não der certo, como em outras cidades?

Cartão Postal

O bairro da Fonte, que era considerado o cartão-postal de Araraquara onde podia construir somente residências padrões, agora está esquecido. Quem viu o Jardim do Gigantão? Quem viu o lixo nos canteiros centrais, neste fim de semana, nas ruas paralelas à Bento de Abreu (esquina La Salle x Gigantão)? Quem viu a Bento de Abreu com o mato (de Itú) desde a passagem do ano? Pasme Prefeito, e falavam que Araraquara era a cidade mais limpa das três Américas! E ainda dizem que a “torre ornamental” colocada na Bento de Abreu, é sinal de progresso e que nossa cidade é de “araraquaranos”. Afinal, não ia entrar no ar em outubro? Não entendi, sequer podia existir empresa no local e já tem uma torre? Ah! Agora a Câmara aprovou e não “metem mais o pau” nos vereadores. Pelo contrário, até apoiaram a contratação de mais 21 novos assessores. Uma loucura esse negócio de comunicação-solo. A qualidade…

Dra. Clara

Quem será o próximo a levar cacetada e deixar o cargo? Não conte para ninguém doutora, sem remédios (recursos), só colocando um santo para fazer milagres, não é?

Perguntar Não Ofende

Como existem hipócritas em Araraquara, não? Dançam conforme a música ou por ordem do carro chefe, não é maestro? Aguardem as próximas eleições. Quem vai ser elogiado e quem vai levar pau? Temos muita história para contar.

Reflexão

Que paz nessas férias, não? No café da manhã e no café da tarde! Sem poluição sonora !! Uma delícia conviver sem palavrões, violência verbal e tantas invetidas pessoais.

Perguntas ao Prefeito

1) – Prefeito Edinho, percorre a cidade diariamente para saber como está? Está chamando a atenção dos subordinados (como o ex-prefeito) ou existe outra técnica? As visitas são apenas em obras em andamento e inaugurações?

2) – Prefeito, dê um voltinha na sua cidade:

a) – Av. João Batista (Alameda até o Balão Santa Júlia) uma equipe limpa o mato das calçadas de um ponto e outra de outro. O meio não é limpo e diz: “esqueceram-se de mim”. Um absurdo Prefeito, não é a primeira vez. Fica tudo “mais ou menos”.

b) – Calçada próxima da praça mencionada, destruída por caminhões desde fevereiro de 2.001.

c) – Falta de sinalização no semáforo da José do Patrocínio com Dr. Leite de Moraes (recapearam e esqueceram-se de mim, diz o cruzamento). Um perigo para os pedestres. Faz meses que recapearam, não Prefeito? Será que estão esperando a anunciada tinta moderna? Esperamos que não passem os quatro anos…

d) – Na Dr. Leite de Moraes, o mato (de Itú) cresceu. Veja as calçadas Prefeito, parece terreno baldio.

e) – Outdoor no início da Av. Santo Antonio, próximo à estação. Uma beleza de visual, sem falar nos outros. Estão todos autorizados Prefeito?

f) – Outdoor na Barroso com Rua Zero (centro). O terreno não é da Prefeitura, Prefeito?

g) – Genésio Schiavinato: obrigaram os 50% a fazerem calçadas. E os demais? A lei não é igual para todos. Prefeito, veja o mato nas calçadas e pedestres andando pela rua (principalmente as crianças), agora com ônibus de ambos lados.

Óculos para o Laxixa

Valter, só não enxerga quem não vê! Falar que as praças não estão abandonadas … Quem vai mandar verificar se a empresa Florestana não cumpriu o contrato até domingo! Quer dizer que não têm responsáveis para fiscalizá-las? Abandono também nesse importante setor? Pasmem senhores! Estão cobrando muito do Laxixa! Ele vai cobrar do Secretário Lincoln: por que não libera os projetos de banheiro da matriz e do parque infantil?

Funcionários Públicos

Os funcionários municipais têm obrigação de alertar as falhas administrativas, em qualquer setor da cidade. Exemplo: passam diversas equipes de outros setores da Prefeitura em ruas com postes caídos, placas amassadas, lixo não recolhido e sequer comunicam ao setor competente. E os veículos têm rádios. Prefeito, uma determinação de punição por prevaricação constatada, não seria o ideal, é claro, incluindo o DAAE e até a CTA em razão do trânsito, pois todos motoristas têm rádio à disposição. Se todos reclamarem, conheceremos os prevaricadores. Só que precisa de uma voz de comando…

Parabéns Prefeito

Estão limpando parte dos canteiros centrais das ruas da cidade, a exemplo da Fonte. Esperamos que até o próximo natal e ano novo, a experiência do primeiro ano tenha valido.

Término de Contratos

Sabedor que as concorrências devem ser feitas antes do término dos contratos, esperamos que neste ano sejam agendados os vencimentos. Dizer que o Tribunal não deixa renovar contratos temporários é um absurdo para um ex-vereador que tanto batia nessa tecla. Exemplo: lixo, área azul, praças e jardins.

Natal Apagado

Se não fossem alguns abnegados, a cidade ficaria sem a tradição dos presépios, pois o Município e as entidades do comércio… Parabéns a todos os idealistas, morador da Avenida Luiz Alberto que deu um show no presépio montado defronte sua residência.

Boas Férias Prefeito

Quanta canseira!!!!. É … bem diz o ditado popular que “pimenta nos olhos dos outros refresco…” Enquanto o ex-prefeito, tão criticado, nunca tirou férias nem se ausentou para descansar, o atual vice está descansando desde antes do Natal e, agora, o Prefeito, estafado pelo ano 2.001, estará de férias. Sim, férias! Portugal não foi férias! É fácil administrar do lado de fora, não é? Bom descanso Prefeito! Aproveite para pensar no tempo em que era vereador… “era feliz e não sabia …”

Efemérides:

Janeiro:

12 – Empresário de Contabilidade

13 – Santo Hilário

14 – Enfermo

15 – Imprensa Filatélica, Fundação do Museu Postal, Mundial do

Compositor e Adultos

16 – São Marcelo

17 – Tribunais de Contas do Brasil

18 – Santa Beatriz

19 – Escola e São Mário

(*) É advogado, ex-secretário dos Transportes e colaborador.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Agenda Cultural

Boletim Diário número 75 – de 14 de junho de 2024

Edinho assina Ordem de Serviço para reforma e ampliação da USF do Adalberto Roxo

Edição 1605 – de 14 a 18 de junho de 2024

(Editorial) Queimadas urbanas! Reclamações todos os dias

CATEGORIAS