João Luiz Ultramari
Carta do Leitor
Facira – Abaixo-assinado
Eis a íntegra da redação, que está correndo nos bairros para ser assinado: Nós, abaixo assinados, membros da Sociedade de Bairros “Amigos da Fonte”, com base territorial nos bairros de Jardim Primavera, Vila Harmonia, Jardim das Roseiras, Vila Japão, Vila Godoy, Vila Ferroviária, Vila Velosa, Jardim Maracanã e Vila José Bonifácio, requeremos urgente, enérgicas e efetivas providências, por parte do Poder Público Municipal, visando coibir a poluição sonora que vem sendo rotineiramente causada pelas atividades que são realizadas no chamado recinto “Facira” e, desse modo, que se façam cumprir e observar as determinações constantes da Lei Complementar nº 18, de 22 de dezembro de 1.997, que instituiu o Código de Posturas do Município de Araraquara.
Poluição Sonora
Não é de hoje que estamos alertando sobre o problema. Não é só na Facira, mas em diversos estabelecimentos comerciais da cidade, além de Igrejas e casas comunitárias. Já mencionei que certas pessoas, principalmente pastores e dirigentes religiosos, gritam ao microfone para, talvez, acordar seus fiéis, esquecendo-se dos moradores das proximidades.
Segurança
Outro problema é o da segurança, em caso de incêndio ou tumulto. Importante seria um parecer do pessoal do Corpo de Bombeiros, pois, há necessidade de vistorias para liberar alvarás para promoções, principalmente na Facira. Também existe problema no trânsito. Em certos estabelecimentos comerciais existe grande circulação de veículos e os participantes ficam no leito carroçável e nas calçadas.
Vereadores
Um grande problema na cidade para ser fiscalizado, regulamentado e cobrado de quem de direito, principalmente das autoridades que liberam alvarás de funcionamento para promoções e fazem vistorias nos locais.
Adeus Flávio Ferraz de Carvalho
Polêmico, nunca deixou de defender seus projetos e pontos de vista (último, novo prédio da Câmara, quando ainda presidente). Não fugia das críticas e sempre pedia espaço para o seu direito de resposta. Derrotado algumas vezes nas urnas, não desistia. Estava em seu sangue, político nato que era. Um grande orador, quer na política, quer na profissão de advogado. Preocupado com a saúde, quase que diariamente parava em frente ao meu escritório, para junto com o Blundi caminhar no Parque Infantil. Não adiantou, o Flávio foi pego de surpresa. Saudade para muitos que, anualmente, participavam de seu aniversário no Tchê. Nos almoços e jantares em seu Sítio, próximo ao obelisco (centro do Estado de São Paulo). Como esportista, deixou sua marca na Ferroviária. No Estrela Futebol Clube, que lhe homenageou, dando o seu nome “Estádio Flavio Ferraz de Carvalho”. Quantas vezes ouvimos dele: “o portão que tem na entrada do estádio levei da cadeia pública, quando era na Av. José Bonifácio esquina da Rua Padre Duarte”. No Tiro de Guerra, sempre estava lá, parecia que o diretor do TG era ele e não o Prefeito. Mas é isso ai, descanse em paz Flávio e quem sabe em companhia de seus outros colegas de tribuna (Mazinho, Elias e outros mais).
Efemérides
Outubro
19 – Dia do Guarda Noturno e de S. Paulo da Cruz
20 – Dia do Poeta e Arquivista
21 – Dia do Mackenzie, Contato, Homeopatia e de Santa Úrsula
22 – Dia do pára-quedista
23 – Dia de Santos Dumont, do Aviador e da Aviação Brasileira
24 – Dia Mundial do Desenvolvimento e das Nações Unidas
25 – Dia Internacional da Macarronada, do Dentista Brasileiro, Nacional da Saúde Dentária, da Democracia, da Construção Civil e do Sapateiro
Eleições
É lamentável ter que assistir os políticos que “metiam o pau” um no outro e agora estão juntos. Será que se esqueceram que a imprensa tem as gravações? Antes, os candidatos não eram a solução. Agora, para o bem da nação, são os melhores. Se tivessem um pouquinho de vergonha (coerência)…
Perguntar não ofende
Sempre os mesmos, até quando?
Reflexão: Quando sairemos desta…
(*) Também ex-Secretário dos Transportes de Araraquara e Advogado