João Luiz Ultramari (*)
Carta do Leitor
Fala do Prefeito
Terminado o ano de mandato, ouvimos o pronunciamento do Edinho a respeito do primeiro ano de mandado. Não convenceu, principalmente em relação aos questionamentos que também já fizemos pelo Jornal de Araraquara.
I – Mato de Itú
Segundo o Prefeito, em quinze dias o mato do canteiro central da Bento de Abreu cresceu em razão das chuvas. Será que o setor competente plantou mato de Itú e o Edinho não está sabendo?
Prefeito, independentemente do mato ser de Itú ou não, a pessoa que o questionou tem toda razão. As principais vias de acesso de entrada, saída e de circulação da cidade devem ter uma equipe permanente para manutenção.
II – Alameda Paulista
Antes do comércio abrir à noite, questionamos o mato naquela importante via e o mesmo foi cortado. Imaginem o comércio local, o novo supermercado, as agências bancárias, cartório, agência do correio e tantos outros estabelecimentos divididos pelo mato do canteiro central? E se ainda colocassem aquelas tradicionais plaquinhas “proibido caçar”?
III – Esqueceram de Mim
Questionado sobre o transporte do mato e grama cortada nas ruas da cidade, o Prefeito reconheceu uma falha do setor competente em ter deixado de um dia para outro e que isso não pode acontecer. Edinho, não foi somente no dia que o ouvinte falou. Quando chega sexta-feira é comum acontecer o narrado pelo morador, ficando não somente um dia, mas todo o final de semana.
IV – Sindicâncias
A respeito das diversas sindicâncias abertas pela administração municipal, o Edinho disse que foram tomadas as providências legais a respeito em todos os casos, mas resultados até hoje ficamos sabendo somente do caso da ôPromoção Socialõ, que a Promotoria Pública arquivou o processo a ela remetido. Resta saber o administratrivo em andamento e tantos outros que não tiveram o mesmo destaque na imprensa.
IV – Companhia Troleibus
O mesmo em relação a CTA. Contratou-se uma auditoria, comentaram-se tantas irregularidades… Não sabemos o custo que teve e o resultado não veio. Nem mesmo do caixa dois, tão falado. Pelo que entendi, a diretoria anterior não era do ramo (administração), mas a atual (jurídica) sim: aumentou a tarifa que estava congelada na administração anterior, já cobriu o déficit deixado, está em superavit, adquiriu 10 ônibus novos e pretende renovar toda a frota existente, reduziu a jornada de trabalho dos motoristas e cobradores, e implantou Van para os deficientes. Mas não deu para entender. O Prefeito elogiou o ex-presidente da empresa como sendo um de seus “braço-direito” em relação à administração municipal.
V – Lixo
Houve falhas, claro que houve. Mas quem pagou por isso foi a população, que aguentou o lixo defronte suas residências. Quanto foi a multa aplicada contra a empresa terceirizada? O dinheiro da multa será aplicado a favor de quem?
Revista
Algum tempo atrás uma revista, com circulação nacional, mencionou que Araraquara é uma cidade sem sinalização, quando ela estava totalmente sinalizada. Prefeito Edinho, necessário se faz também mostrar a essa revista que nossa cidade é uma das mais sinalizadas do Brasil, quer em relação ao trânsito, quer em relação à indicação de órgãos públicos, bairros e tantas coisas mais, pois poderá ela novamente falar bobagem sobre Araraquara. Recentemente já fomos
rebaixados por outro órgão de pesquisa, que não deu para entender.
Sinalização
Tudo indica que a sinalização de trânsito está ficando deteriorada porque não vieram os radares. Conseqüentemente, a arrecadação de multas será a mesma. Prefeito, uma sinalização mais moderna vai pesar para os infratores de trânsito. Por que não renovar a existente?
Tudo Azul
Entramos em 2.002 com a famosa área azul inconstitucional. Até quando Prefeito? O vício da ilegalidade continua embora seja outro o títular do Executivo. Pode?
Radares
Promessas e mais promessas … até quando senhor coordenador? É melhor não estipular prazos, não acha? Até o Tribunal está contra a terceirização. Não seria melhor o Município administrar as multas? Estrutura foi deixada para isso, com apoio da Ciretran que atualmente faz o processamento delas.
2.001
Muitas reuniões, formação de coordenadorias, comissões, participação popular… Vamos ver a prática, em 2.002.
Só no Natal
Época em que todos pensam nos mais necessitados. Presentinho daqui, presentinho dali, almoço daqui, panetone lá, enfim, um dia que o necessitado diz que nunca esquecerá.
Perguntar Não Ofende:
Por que somente um dia por ano “Natal” os necessitados são lembrados? Fala-se tanto em cidadania, por que não pensar em matar a fome dos necessitados em todos os dias do ano? Por que não organizar em cada bairro, a casa da da alimentação, a exemplo de algumas já existentes?
Reflexão: Artigo 6º da Constituição Federal: “São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituiução”.
Perguntas da População
1)Calçada da Avenida João Batista de Oliveira com o inicio da Alameda Paulista. Antes o Brito mandava fazer. Agora faz um ano, e nada Laxixa? Os caminhões já mudaram de rota.
2)IPTU de imóveis construídos irregularmente (sem recuo). As obras foram embargadas ou estão pagando o imposto? Exemplo: Via Expressa. Segundo consta, 70% estão irregulares. Como fica a prevaricação, Senhor Prefeito ?
3) Ruas sem calçadas. Na rua Genésio Schiavinato obrigaram 50% dos proprietários a fazer. Metade não cumpriu e ainda deixam mato nas calçadas de terra obrigando os pedestres a andarem na rua movimentada, em ambos lados. Agora, com ônibus da CTA. Já aconteceram diversos acidentes. Cadê a fiscalização? Parou por que? Por que parou?
4)Prefeito, com mais de 100 funcionários na campanha da dengue,
frentes de trabalho, mesmo assim, iniciamos o ano com caso suspeito? O problema foi deixado pela administração anterior, como afirmou no inicio de seu mandato? Já faz um aninho …
Tempo de Serviço
Quem tem pensado no futuro dos filhos em relação ao tempo de serviço para fins de aposentadoria? Mesmo como estudante o INSS autoriza o recolhimento. Paga-se pelo salário mínimo 20% que dá R$ 36,00. Iniciando a pagar com 16 anos, normalmente o filho sai da faculdade aos 24 anos, já tem contado 8 anos de tempo de serviço, que será somado com a profissão a ser exercida. (Que presentão filhos, estou dando a vocês!) E você já pensou no futuro do seu filho?
Efemérides
Janeiro:
05 – Criação da Primeira Tipografia do Brasil
06 – De Reis e da Gratidão
07 – Criação do Governo Geral do Brasil, Dia do Leitor
e da Liberdade de Cultos
08 – Nacional do Fotógrafo e da Fotografia
09 – Astronauta e do Fico
(*) É Advogado, ex-secretário dos Transportes e colaborador.